07 de abr 2025
Trump afirma que China desistiu de acordo sobre TikTok devido a tarifas elevadas
Donald Trump estendeu o prazo de venda do TikTok em 75 dias devido a tarifas. A China teria desistido do acordo por causa das tarifas americanas de 34%. Apple manterá o TikTok na App Store após garantias da procuradora geral Pam Bondi. TikTok pode ser banido nos EUA se a ByteDance não vender suas operações. Tarifa cumulativa de 54% sobre a China pode impactar negociações futuras.
TikTok é alvo de lei federal para impedir acesso da China a dados dos americanos (Foto: Ore Huiying /The New York Times)
Ouvir a notícia:
Trump afirma que China desistiu de acordo sobre TikTok devido a tarifas elevadas
Ouvir a notícia
Trump afirma que China desistiu de acordo sobre TikTok devido a tarifas elevadas - Trump afirma que China desistiu de acordo sobre TikTok devido a tarifas elevadas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que a China desistiu de um acordo para a venda do TikTok devido às tarifas impostas por seu governo. Em resposta, Trump estendeu o prazo para que a ByteDance, proprietária do aplicativo, encontre um comprador não chinês, concedendo mais setenta e cinco dias. Essa decisão ocorreu um dia após a imposição de tarifas adicionais de trinta e quatro por cento sobre importações chinesas. Trump afirmou que, se oferecesse um desconto nas tarifas, o acordo seria aprovado rapidamente.
O TikTok, que conta com mais de cento e setenta milhões de usuários nos Estados Unidos, enfrenta a possibilidade de proibição no país, conforme uma lei que exige sua separação da ByteDance. A empresa confirmou que está em negociações com o governo americano, mas ressaltou que ainda existem questões pendentes. "Nenhum acordo foi assinado", destacou a ByteDance, enfatizando que qualquer decisão deve ser aprovada pela legislação chinesa.
A Apple decidiu manter o TikTok em sua App Store por pelo menos mais setenta e cinco dias, após receber garantias da procuradora-geral Pam Bondi. Essa decisão segue a assinatura de uma ordem executiva por Trump, que estendeu o prazo para a venda do TikTok pela segunda vez. Bondi comunicou à Apple que a empresa não seria penalizada por hospedar o aplicativo durante esse período.
Além disso, Trump anunciou tarifas cumulativas de cinquenta e quatro por cento sobre produtos chineses. Ele mencionou que poderia considerar a redução das tarifas para facilitar um acordo de venda das operações do TikTok nos Estados Unidos. "Cada ponto em tarifas é mais valioso que o TikTok", afirmou Trump em uma coletiva de imprensa.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.