08 de abr 2025
Márcia Lima deixa Secretaria de Políticas Afirmativas por falta de autonomia e comunicação deficiente
Márcia Lima deixa o Ministério da Igualdade Racial, apontando falta de autonomia e comunicação ineficaz sobre conquistas em políticas raciais.
A ex-secretária de Políticas Afirmativas do Ministério da Igualdade Racial, Márcia Lima (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Ouvir a notícia:
Márcia Lima deixa Secretaria de Políticas Afirmativas por falta de autonomia e comunicação deficiente
Ouvir a notícia
Márcia Lima deixa Secretaria de Políticas Afirmativas por falta de autonomia e comunicação deficiente - Márcia Lima deixa Secretaria de Políticas Afirmativas por falta de autonomia e comunicação deficiente
A secretária de Políticas Afirmativas do Ministério da Igualdade Racial, Márcia Lima, anunciou sua saída do cargo, destacando a perda de autonomia na formação de sua equipe e problemas nas estratégias de comunicação do governo. Em entrevista ao GLOBO, ela afirmou que decisões sobre a composição da equipe passaram a ser tomadas pela alta gestão do ministério, o que a levou a pedir demissão.
Lima mencionou que, apesar dos avanços nas políticas raciais, como a revisão da lei de cotas no ensino superior e a renovação da lei de cotas no serviço público, essas conquistas não foram comunicadas de forma eficaz. Ela enfatizou a importância do Plano Juventude Negra Viva, que visa reduzir a vulnerabilidade dos jovens negros, mas ressaltou que a comunicação sobre o plano foi insuficiente.
A ex-secretária também criticou a falta de visibilidade de uma estratégia de comunicação antifascista desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Comunicação Social (Secom). Embora o plano tenha sido lançado em dezembro, Lima afirmou que não houve divulgação adequada, o que prejudicou a comunicação sobre questões raciais no governo.
Recentemente, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou Sidônio Portela como novo ministro da Secom, com a missão de melhorar a comunicação do governo. Portela organizou um evento para apresentar as ações do governo, mas a ex-secretária Lima destacou que a impopularidade do governo é um desafio que envolve todos os ministros, e a comunicação sobre a pauta racial ainda enfrenta resistência.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.