10 de abr 2025
Tarcísio de Freitas mantém aprovação estável, mas reprovação dobra em dois anos de governo
A aprovação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caiu de 44% para 41%, enquanto a reprovação dobrou para 22%. A pesquisa Datafolha, realizada entre 1º e 3 de abril, revela que a avaliação negativa é mais forte na região metropolitana, onde 28% consideram seu governo ruim ou péssimo. Apesar do aumento da reprovação, a gestão de Tarcísio ainda é vista de forma mais positiva do que a do presidente Lula (PT) em nível nacional. O governador, que tem sido cogitado como candidato à Presidência em 2026, nega essa possibilidade e foca na reeleição em São Paulo.
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) (Foto: Sérgio Barzaghi/Governo do Estado de SP)
Ouvir a notícia:
Tarcísio de Freitas mantém aprovação estável, mas reprovação dobra em dois anos de governo
Ouvir a notícia
Tarcísio de Freitas mantém aprovação estável, mas reprovação dobra em dois anos de governo - Tarcísio de Freitas mantém aprovação estável, mas reprovação dobra em dois anos de governo
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (10) revela que a aprovação do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) caiu de 44% para 41% desde abril de 2023, enquanto a reprovação dobrou de 11% para 22%. A avaliação negativa é mais pronunciada na região metropolitana de São Paulo, onde 28% dos entrevistados consideram a gestão ruim ou péssima, em comparação a 16% no interior.
O levantamento, realizado entre 1º e 3 de abril com 1.500 pessoas em 81 municípios, também mostra que 33% avaliam a administração como regular e 4% não souberam opinar. Apesar do aumento da reprovação, 61% dos entrevistados aprovam o trabalho de Tarcísio, com a desaprovação em 33%. A aprovação é maior entre homens (66%) e entre evangélicos (71%).
Tarcísio, que foi eleito com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tem sido considerado uma opção da direita para a presidência em 2026, embora afirme que seu foco é a reeleição em São Paulo. Sua gestão, que inclui a reativação de obras e a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), enfrenta desafios, especialmente na segurança pública, onde crises recentes impactaram sua imagem.
A comparação com gestões anteriores mostra que Tarcísio está atrás de ex-governadores como Geraldo Alckmin e José Serra, que tinham índices de aprovação superiores em períodos semelhantes. A pesquisa indica que, mesmo entre eleitores que se identificam como petistas, a avaliação do governo de Tarcísio é equilibrada, com 36% considerando-o ótimo ou bom e 27% ruim ou péssimo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.