13 de abr 2025
Milei enfrenta queda de popularidade e desafios políticos em meio a crise econômica na Argentina
Javier Milei enfrenta crescente insatisfação popular e derrotas no Congresso, enquanto tenta reverter a crise econômica com novo acordo do FMI.
Javier Milei em um homenagem aos caídos na guerra das Malvinas, no dia 2 de abril em Buenos Aires, Argentina. (Foto: Juan Ignacio Roncoroni/EFE)
Ouvir a notícia:
Milei enfrenta queda de popularidade e desafios políticos em meio a crise econômica na Argentina
Ouvir a notícia
Milei enfrenta queda de popularidade e desafios políticos em meio a crise econômica na Argentina - Milei enfrenta queda de popularidade e desafios políticos em meio a crise econômica na Argentina
Javier Milei, presidente da Argentina, enfrenta um declínio significativo em sua popularidade desde o início de 2024. O descontentamento social e as críticas aumentaram, especialmente após derrotas no Congresso, como a rejeição de juízes para a Corte Suprema e uma nova greve geral. A economia instável contribui para a insatisfação.
As pesquisas indicam uma queda na imagem positiva de Milei, que passou de 54% em dezembro para 48% em março. Sua imagem negativa subiu de 42% para 51%. O governo é avaliado como ruim ou muito ruim por 47,9% da população, enquanto apenas 6,9% o consideram regular. A insatisfação se reflete também nas redes sociais, onde a percepção negativa do presidente aumentou.
Milei tenta recuperar a confiança com um novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que prevê 20 bilhões de dólares. Ele anunciou a eliminação parcial das restrições cambiais, mas a expectativa de uma devaluação da moeda e o aumento da inflação, que chegou a 3,7% em março, geram incertezas. O governo enfrenta resistência sindical e uma nova greve geral.
A imagem digital de Milei também se deteriorou, com 53% de menções negativas nas redes sociais em março. O analista político Kevin Grunbaum observa que, após meses de controle da agenda, a conversa em torno do presidente se tornou negativa. O cenário atual exige que Milei recupere sua centralidade na política argentina, especialmente diante da oposição que o supera em imagem negativa.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.