Política

Trump propõe mudança na Lei de Espécies Ameaçadas e gera polêmica ambiental

Governo Trump propõe redefinir "dano" na Lei de Espécies Ameaçadas, permitindo exploração em habitats críticos. Ambientalistas reagem.

Ursos polares no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico, no Alasca; área está sob mira de Donald Trump para exploração de petróleo (Foto: Ho New/Reuters)

Ursos polares no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico, no Alasca; área está sob mira de Donald Trump para exploração de petróleo (Foto: Ho New/Reuters)

Ouvir a notícia

Trump propõe mudança na Lei de Espécies Ameaçadas e gera polêmica ambiental - Trump propõe mudança na Lei de Espécies Ameaçadas e gera polêmica ambiental

0:000:00

Governo Trump propõe mudanças na Lei de Espécies Ameaçadas

O governo do presidente Donald Trump busca alterar a definição legal de “dano” à fauna e flora em risco de extinção. A proposta exclui a degradação do habitat da definição, abrindo caminho para atividades humanas em áreas sensíveis. A medida foi anunciada pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos e pela Administração Nacional Atmosférica e Oceânica (NOAA).

A alteração permitiria atividades como exploração de petróleo, mineração e atividades madeireiras em ecossistemas de espécies ameaçadas. Grupos ambientais criticam a iniciativa, alertando para o impacto na sobrevivência de diversas espécies.

A organização Earthjustice afirma que a Lei de Espécies Ameaçadas (ESA) salvou da extinção várias espécies emblemáticas dos Estados Unidos, como a águia-de-cabeça-branca. A definição de “dano” é considerada chave para o sucesso da lei, reconhecendo que a destruição de habitats prejudica as espécies.

Noah Greenwald, codiretor de espécies em perigo do Centro de Diversidade Biológica, criticou a medida, afirmando que o governo Trump tenta “passar uma faca no coração da lei de espécies em perigo”. A organização se prepara para recorrer à justiça para contestar a mudança.

Durante a campanha eleitoral, o republicano prometeu reverter regulamentações ambientais que, segundo ele, dificultam o desenvolvimento econômico. A proposta atual é vista como parte desse esforço para flexibilizar as regras ambientais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela