20 de abr 2025
Brasil enfrenta dilemas: vida em K2-12b e alerta de apagão orçamentário em 2027
Brasil enfrenta um dilema orçamentário com alertas sobre a falta de recursos para Educação e Saúde, enquanto Lula se prepara para visita à China.
Os ministros Fernando Haddad e Simone Tebet (Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Brasil enfrenta dilemas: vida em K2-12b e alerta de apagão orçamentário em 2027
Ouvir a notícia
Brasil enfrenta dilemas: vida em K2-12b e alerta de apagão orçamentário em 2027 - Brasil enfrenta dilemas: vida em K2-12b e alerta de apagão orçamentário em 2027
Brasil entre descobertas no espaço e desafios orçamentários
Na última semana, o Brasil teve duas notícias de destaque: a possível descoberta de vida no planeta K2-12b, localizado a 124 anos-luz de Brasília, e o alerta de que o governo poderá enfrentar dificuldades financeiras para cumprir os compromissos com a Educação e a Saúde a partir de 2027. A primeira notícia é fruto de pesquisas do telescópio James Webb, que busca sinais de vida no universo desde 2021.
A crise fiscal e o arcabouço orçamentário
O alerta sobre a crise fiscal foi feito pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento). A situação não é nova, com tentativas de contenção de gastos já implementadas no passado, como o teto constitucional de 2016, que acabou sendo substituído por um arcabouço fiscal. O ministro Haddad reconheceu a existência de um buraco de R$ 10,9 bilhões nas contas públicas.
Precatórios e a discussão sobre as dívidas da União
Para lidar com a crise, o governo pretende abrir uma discussão com a sociedade e o Poder Judiciário sobre o tema dos precatórios, que são dívidas da União determinadas pela Justiça. A medida é vista com ceticismo por especialistas, que questionam o envolvimento da sociedade em um problema que envolve responsabilidade do governo.
Viagem de Lula à China e expectativas de acordos
Em meio ao cenário econômico desafiador, o presidente Lula embarca no dia 12 para uma viagem à China, seu quarto encontro com o país asiático. A expectativa é de que a visita resulte em acordos comerciais e discussões sobre cooperação em energia. A China é o maior parceiro comercial do Brasil.
Histórico de anúncios e expectativas não cumpridas
Visitas anteriores de presidentes brasileiros à China foram marcadas por anúncios grandiosos que nem sempre se concretizaram. Em 2011, Dilma Rousseff anunciou um investimento de US$ 12 bilhões da Foxconn, que gerou apenas cinco mil empregos de baixa qualificação. Em 2015, foi prometida a construção de uma ferrovia até o Oceano Pacífico, que nunca saiu do papel.
Solicitação de tarifas de importação e pacote de energia
As montadoras de veículos brasileiras pedem a antecipação do aumento da tarifa de importação de carros elétricos, de 25% para 35%, temendo a concorrência dos veículos chineses. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou um pacote para reduzir as contas de luz e zerar as tarifas para famílias carentes, mas também pretende reduzir os estímulos à geração de energia solar e eólica.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.