22 de abr 2025
Putin não comparecerá ao funeral do papa Francisco no Vaticano devido a críticas e mandado de prisão
Putin não comparecerá ao funeral do papa Francisco, marcado para sábado, devido a um mandado de prisão do TPI por crimes de guerra.
Vladimir Putin - 18 de março de 2025 (Foto: Maxim Shemetov / POOL/AFP)
Ouvir a notícia:
Putin não comparecerá ao funeral do papa Francisco no Vaticano devido a críticas e mandado de prisão
Ouvir a notícia
Putin não comparecerá ao funeral do papa Francisco no Vaticano devido a críticas e mandado de prisão - Putin não comparecerá ao funeral do papa Francisco no Vaticano devido a críticas e mandado de prisão
Putin não comparecerá ao funeral do papa Francisco no Vaticano. A informação foi confirmada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, nesta terça-feira, 22. O funeral do pontífice, que faleceu aos 88 anos, está marcado para o próximo sábado, 26.
O presidente russo, Vladimir Putin, não tem planos de viajar ao Vaticano para a cerimônia. A decisão ocorre após as críticas frequentes do papa Francisco à guerra na Ucrânia, ao longo dos últimos três anos.
Em dezembro de 2022, o pontífice demonstrou publicamente sua comoção com o sofrimento do povo ucraniano, definindo o país como "martirizado". Na mensagem de Páscoa deste ano, Francisco fez um apelo por uma "paz justa e duradoura" no Leste Europeu.
Além da postura do papa em relação ao conflito, a ausência de Putin também está relacionada a um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI). O TPI acusa o presidente russo de crimes de guerra cometidos na Ucrânia.
Embora o Vaticano não seja signatário do Estatuto de Roma, que criou o TPI, Putin tem limitado suas viagens internacionais desde a emissão do mandado. O líder russo tem visitado apenas países aliados, como China e Belarus.
Em 2024, Putin viajou à Mongólia, seu primeiro destino em um país signatário do Estatuto de Roma durante o conflito, após receber garantias de que não seria preso. O TPI depende das autoridades dos países signatários para cumprir mandados de prisão internacionais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.