22 de abr 2025
Senado analisa indicações de Lula para embaixadas na Rússia, Alemanha e mais
Comissão do Senado sabatina indicados de Lula para embaixadas, incluindo Sérgio Rodrigues dos Santos para a Rússia, antes da visita presidencial.
O embaixador Sérgio Rodrigues dos Santos, indicado para chefiar a diplomacia brasileira na Rússia (Cabo L. Carvalho e SD Pedro Lucas/ESD/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Senado analisa indicações de Lula para embaixadas na Rússia, Alemanha e mais
Ouvir a notícia
Senado analisa indicações de Lula para embaixadas na Rússia, Alemanha e mais - Senado analisa indicações de Lula para embaixadas na Rússia, Alemanha e mais
Senado sabatina indicados para embaixadas em seis países
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal realizará, nesta terça-feira, a sabatina dos indicados pelo presidente Lula para chefiar as embaixadas brasileiras na Rússia, Uzbequistão, Irã, Alemanha, Áustria, Arábia Saudita e Iêmen. A análise dos nomes faz parte da reestruturação do Itamaraty promovida pelo governo.
Sérgio Rodrigues dos Santos é o indicado para a Rússia
Entre os principais nomes a serem avaliados está Sérgio Rodrigues dos Santos, atual chefe da assessoria especial de Planejamento Diplomático do Ministério das Relações Exteriores. Ele é subordinado ao chanceler Mauro Vieira e, caso aprovado pelo Senado, assumirá a embaixada em Moscou durante a visita do presidente Lula, agendada para 9 de maio.
A data da visita de Lula à Rússia coincide com o Dia da Vitória sobre os nazistas, celebrado pelo país. Rodrigues dos Santos substituirá Rodrigo de Lima Baena Soares no cargo de embaixador na Rússia e no Uzbequistão.
Outras indicações para a Europa e o Oriente Médio
Baena Soares foi indicado para assumir a embaixada na Alemanha. Eduardo Paes Saboia é o escolhido para chefiar a diplomacia na Áustria. Já André Veras Guimarães foi submetido para a embaixada em Teerã, capital do Irã.
Paulo Uchôa Ribeiro Filho representará o Brasil em Riad e Sanaa
Para o cargo de embaixador brasileiro na Arábia Saudita e no Iêmen, o indicado é Paulo Uchôa Ribeiro Filho. A aprovação dos nomes pela CRE é crucial para a efetivação das nomeações e o fortalecimento das relações diplomáticas do Brasil com esses países.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.