26 de abr 2025
André Janones defende Lula em vídeo e acusa Bolsonaro por fraudes no INSS
André Janones defende Lula em vídeo viral, atribuindo fraudes no INSS a Bolsonaro. Investigação da PF revela esquema que começou em 2019.
Os deputados federais Nikolas Ferreira e André Janones (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
André Janones defende Lula em vídeo e acusa Bolsonaro por fraudes no INSS
Ouvir a notícia
André Janones defende Lula em vídeo e acusa Bolsonaro por fraudes no INSS - André Janones defende Lula em vídeo e acusa Bolsonaro por fraudes no INSS
O deputado federal André Janones (Avante-MG) publicou um vídeo em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais, utilizando um estilo semelhante ao do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). A postagem ocorreu após a Polícia Federal (PF) deflagrar uma operação que investiga fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
No vídeo, Janones, com fundo escuro e camiseta preta, rebate críticas da oposição e atribui a responsabilidade pelas fraudes ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele afirma que o esquema se intensificou em 2019, durante o governo de Bolsonaro, e que Lula, ao assumir, acionou a PF para investigar as irregularidades. "Quando Bolsonaro virou presidente, uma quadrilha começou a roubar o dinheiro dos aposentados", diz Janones.
A gravação já acumulava 2,8 milhões de visualizações até o final da tarde de sábado, dia 26. A estratégia de Janones visa responder a parlamentares bolsonaristas que tentam associar Lula à investigação, citando a nomeação de Alessandro Stefanutto, presidente afastado do INSS, e o envolvimento de José Ferreira da Silva, irmão de Lula, com um dos sindicatos alvos da operação.
A estética do vídeo de Janones remete a um conteúdo viral de Nikolas Ferreira, que criticou o governo em janeiro deste ano. Na ocasião, Ferreira sugeriu que novas regras da Receita Federal eram uma forma de "vigiar" os trabalhadores. A repercussão daquela publicação levou o governo a recuar em sua decisão.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.