26 de abr 2025
Trump enfrenta crescente desaprovação e críticas por suas ações no segundo mandato
Donald Trump enfrenta crescente desaprovação em seu segundo mandato, com 54% dos eleitores considerando seu governo caótico e assustador.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump — Foto: Brendan SMIALOWSKI / AFP Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump fala durante encontro na Casa Branca — Foto: Reuters/Kevin Lamarque Presidente Donald Trump assina decretos no Salão Oval da Casa Branca. Foto: Saul Loeb/AFP
Ouvir a notícia:
Trump enfrenta crescente desaprovação e críticas por suas ações no segundo mandato
Ouvir a notícia
Trump enfrenta crescente desaprovação e críticas por suas ações no segundo mandato - Trump enfrenta crescente desaprovação e críticas por suas ações no segundo mandato
Uma pesquisa do New York Times/Siena College revela que 54% dos eleitores desaprovam o governo do presidente Donald Trump, que iniciou seu segundo mandato em janeiro de 2025. O levantamento, realizado entre 21 e 24 de abril, mostra que 42% dos entrevistados aprovam sua gestão.
Os primeiros meses do governo Trump são descritos como "caóticos" e "assustadores" por 66% e 59% dos eleitores, respectivamente. A pesquisa indica que a aprovação entre independentes caiu para 29%, refletindo uma crescente insatisfação com sua liderança. Os eleitores expressam preocupações sobre a forma como Trump tem lidado com questões como economia e imigração.
Apenas 43% dos entrevistados aprovam a gestão econômica de Trump, um ponto que antes era considerado um de seus principais trunfos. A implementação de tarifas e a deportação de imigrantes têm gerado críticas, com 55% dos eleitores se opondo às tarifas e 63% desaprovando a deportação de imigrantes legais que protestaram contra Israel.
Além disso, 76% dos eleitores acreditam que um presidente não deve ignorar decisões da Suprema Corte. A pesquisa também aponta que 61% dos eleitores, incluindo 33% dos republicanos, acham que um presidente não deveria impor tarifas sem autorização do Congresso.
A insatisfação com a economia é evidente, com 50% dos eleitores afirmando que as políticas de Trump pioraram a situação econômica desde que ele assumiu. O apoio a ações como a revogação de programas de diversidade e inclusão no governo federal também é baixo, com mais eleitores se opondo do que apoiando essas medidas.
Os dados mostram que Trump enfrenta um cenário desafiador, com sua popularidade em declínio e uma crescente resistência entre os eleitores, especialmente entre os independentes.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.