Política

Lula leva comitiva não divulgada ao funeral do papa Francisco no Vaticano

Comitiva de Lula no funeral do papa Francisco teve três integrantes não listados, incluindo namorada do presidente do STF.

O presidente Lula (centro), ao lado da primeira-dama Janja e outros líderes mundiais durante o funeral do papa Francisco, na Praça São Pedro, no Vaticano (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)

O presidente Lula (centro), ao lado da primeira-dama Janja e outros líderes mundiais durante o funeral do papa Francisco, na Praça São Pedro, no Vaticano (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)

Ouvir a notícia

Lula leva comitiva não divulgada ao funeral do papa Francisco no Vaticano - Lula leva comitiva não divulgada ao funeral do papa Francisco no Vaticano

0:000:00

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou do funeral do papa Francisco, realizado na Praça São Pedro, no Vaticano. A comitiva, que incluía autoridades e parlamentares, teve nomes que não constavam na lista oficial divulgada antes da viagem.

Três integrantes da comitiva, Gleide Andrade, tesoureira do Partido dos Trabalhadores (PT), Rita Nolasco, namorada do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula, foram confirmados apenas três dias depois. A presença de Gleide Andrade e Rita Nolasco não foi informada inicialmente, e o Planalto levou esse tempo para esclarecer a situação.

A lista oficial, divulgada na quinta-feira, 24 de abril, incluía Barroso, os presidentes da Câmara e do Senado, além de sete deputados e três senadores. Entre os parlamentares estavam os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Leila Barros (PDT-DF) e Soraya Thronicke (Podemos-MS), além de deputados de diferentes partidos. Também estavam presentes quatro ministros: Mauro Vieira (Relações Exteriores), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos).

Rita Nolasco, que é Procuradora Nacional da Fazenda e diretora da Escola da Advocacia-Geral da União (AGU) na terceira região, e Barroso têm sido vistos juntos em eventos desde 2024. O STF foi contatado para comentar a presença de Nolasco na comitiva, mas não houve resposta até o momento.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela