Política

Prefeitura do Rio antecipa fim de contratos de ônibus e assume linhas na Zona Oeste

Prefeitura do Rio assume 23 linhas de ônibus da Zona Oeste em junho, antecipando fim de contratos com consórcios para melhorar transporte público.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Prefeitura do Rio antecipa fim de contratos de ônibus e assume linhas na Zona Oeste - Prefeitura do Rio antecipa fim de contratos de ônibus e assume linhas na Zona Oeste

0:000:00

A prefeitura do Rio de Janeiro firmou um acordo no Tribunal de Justiça com quatro consórcios de ônibus, antecipando o fim dos contratos de concessão de várias linhas. O novo modelo, que deve ser homologado pelo Ministério Público, permitirá que a prefeitura assuma 23 linhas da Zona Oeste a partir de junho, com o objetivo de melhorar a qualidade do transporte público.

O vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, destacou que a mudança visa oferecer um serviço de melhor qualidade aos usuários, priorizando as linhas com pior desempenho. A seleção das linhas foi baseada no Índice de Qualidade de Transportes (IQT), que considera fatores como a conservação dos veículos e a idade média da frota. Entre as linhas que serão transferidas estão a 731 (Campo Grande - Marechal Hermes) e a 765 (Mendanha - Deodoro).

Mudanças na Concessão

A prefeitura planeja uma transição faseada, com mais linhas da Zona Oeste e da Ilha do Governador sendo assumidas até o fim do ano. Em 2027 e 2028, a troca de operadores se estenderá para a Zona Norte e Zona Sul. O procurador-geral do Município, Daniel Bucar, explicou que o novo modelo de concessão será diferente do anterior, com a pulverização dos contratos, que devem totalizar cerca de 40.

O acordo também inclui a aposentadoria de 200 ônibus que não possuem ar-condicionado, com um repasse de R$ 70 milhões da prefeitura aos consórcios para a compra de novos veículos climatizados. O presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus, João Gouveia, afirmou que as empresas estão comprometidas com a renovação da frota.

Expectativas Futuras

A mudança no sistema de transporte público é uma promessa da campanha de reeleição do prefeito Eduardo Paes. O novo formato de concessões busca garantir que cada lote de linhas seja economicamente viável para os operadores. O plano de transição será divulgado em breve, conforme antecipou Cavaliere.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela