03 de mai 2025
Radio Free Asia demite funcionários e suspende transmissões por falta de verba federal
Radio Free Asia enfrenta demissões e fechamento de transmissões por falta de verba, enquanto a administração Trump recorre a processos judiciais.
Foto de um grupo de pessoas em uma praia durante o pôr do sol. (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Radio Free Asia demite funcionários e suspende transmissões por falta de verba federal
Ouvir a notícia
Radio Free Asia demite funcionários e suspende transmissões por falta de verba federal - Radio Free Asia demite funcionários e suspende transmissões por falta de verba federal
A Radio Free Asia anunciou demissões em massa e o fechamento de várias transmissões devido à falta de financiamento, em meio a uma disputa com a administração Trump. As demissões foram comunicadas na última sexta-feira e refletem os impactos da tentativa do presidente em cortar verbas destinadas a emissoras internacionais.
A CEO da Radio Free Asia, Bay Fang, afirmou que as demissões são necessárias porque a administração Trump reteve o financiamento aprovado pelo Congresso. Apesar de um juiz federal ter dado ganho de causa à emissora na semana passada, o governo está apelando da decisão. Outras emissoras, como a Voice of America, enfrentam situações semelhantes, com processos judiciais em andamento.
Patsy Widakuswara, jornalista da Voice of America, destacou que a interrupção das transmissões permite que adversários espalhem propaganda sem contestação. Em meados de março, Trump tentou desmantelar a Voice of America e retirar o financiamento de outras emissoras. Desde então, várias ações judiciais foram movidas para reverter essas decisões.
Carta aos Funcionários
Os líderes da Radio Free Asia, junto com outras emissoras, enviaram uma carta à U.S. Agency for Global Media, alertando sobre os danos irreparáveis causados pelas ações da administração. A carta menciona que os jornalistas estão preocupados com a possibilidade de perseguições e deportações para regimes repressivos. A Radio Free Asia está tentando manter suas operações enquanto luta judicialmente por financiamento.
Recentemente, um juiz federal, Royce C. Lamberth, emitiu uma decisão favorável à Radio Free Europe, ressaltando que a administração não pode unilateralmente alterar ou reter verbas aprovadas pelo Congresso. Apesar das vitórias judiciais, a administração continua a apelar, deixando os funcionários em uma situação de incerteza e sem poder atuar.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.