05 de mai 2025
Japão registra queda contínua na população infantil e enfrenta crise demográfica
População infantil do Japão atinge recorde de baixa, com 13,66 milhões de crianças. Crise demográfica se agrava e futuro é incerto.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Japão registra queda contínua na população infantil e enfrenta crise demográfica
Ouvir a notícia
Japão registra queda contínua na população infantil e enfrenta crise demográfica - Japão registra queda contínua na população infantil e enfrenta crise demográfica
O Japão enfrenta uma crise demográfica severa, com a população infantil atingindo um recorde histórico de 13,66 milhões de crianças até 14 anos, conforme dados do governo divulgados no último domingo. Este número representa uma queda de 350 mil em relação ao ano anterior, refletindo a contínua diminuição das taxas de natalidade no país.
As crianças representam apenas 11,1% da população total do Japão, que era de 123,4 milhões em 2024. Em comparação, a proporção de crianças nos Estados Unidos é de 21,7% e na China, 17,1%. A taxa de fertilidade no Japão permanece em 1,3, muito abaixo do índice de 2,1 necessário para manter a estabilidade populacional.
Fatores Contribuintes
O número de mortes no Japão superou o de nascimentos em 2024, com 1,62 milhão de óbitos registrados. O aumento das mortes e a baixa taxa de natalidade têm consequências diretas para a força de trabalho e a economia do país. A cultura de trabalho excessivo e os altos custos de vida são fatores que desestimulam os jovens a formar famílias.
Embora o governo tenha implementado iniciativas para incentivar o casamento e a natalidade, como a ampliação de creches e subsídios habitacionais, os resultados têm sido limitados. O número de casamentos aumentou apenas 10 mil em relação ao ano anterior, enquanto os divórcios também cresceram.
Projeções Futuras
A previsão é que a população total do Japão caia para 88 milhões até 2065. Especialistas alertam que a tendência de declínio demográfico deve continuar por várias décadas, tornando-se em parte irreversível devido à estrutura populacional do país. O Japão é considerado uma nação "superenvelhecida", com mais de 20% da população acima de 65 anos.
A situação demográfica do Japão é um reflexo de um fenômeno que também afeta outros países, como China, Hong Kong e várias nações europeias. Contudo, ao contrário de muitos países europeus, o Japão tem sido menos receptivo à imigração como solução para mitigar o envelhecimento populacional.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.