05 de mai 2025

Pablo Cardoso é sabatinado no Senado após polêmica sobre desenho ofensivo
Sabatina de Pablo Cardoso no Senado gera expectativa, mas senadores podem evitar polêmica sobre seu desenho controverso.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Pablo Cardoso é sabatinado no Senado após polêmica sobre desenho ofensivo
Ouvir a notícia
Pablo Cardoso é sabatinado no Senado após polêmica sobre desenho ofensivo - Pablo Cardoso é sabatinado no Senado após polêmica sobre desenho ofensivo
A Comissão de Relações Exteriores do Senado realizará, nesta quarta-feira, a sabatina de sete indicados para chefiar embaixadas brasileiras. Entre eles, destaca-se o diplomata Pablo Cardoso, indicado para a embaixada na Guiné-Bissau. Cardoso foi alvo de uma investigação da Polícia Federal após enviar um desenho considerado polêmico, que fazia alusão a demissões em massa. O caso, que envolveu uma carta apócrifa com um "pênis com asas", foi arquivado pela Justiça por falta de provas.
A expectativa em torno da sabatina de Cardoso é alta, mas senadores indicaram que o tema pode não ser abordado. Um senador da oposição afirmou que a questão já foi resolvida pelo governo, que decidiu manter a indicação do diplomata. Inicialmente, havia a intenção de questioná-lo sobre o episódio, que gerou críticas de sindicatos do Itamaraty.
Além de Cardoso, outros indicados também passarão pela sabatina. Entre eles estão Ricardo José Lustosa (Timor-Leste), João Pereira (Panamá), Maria Clara Rada (Sérvia), Silvio Albuquerque e Silva (Bélgica), Júlio Cesar Laranjeira (Belarus) e Bernard Klingl (Azerbaijão). A sabatina de Cardoso será a última da pauta, e sua nomeação enfrenta resistência de parte da carreira diplomática, especialmente devido a um histórico de denúncias de racismo e assédio na embaixada em Guiné-Bissau.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.