Política

Cardeal Robert Prevost é eleito papa Leão XIV e faz história como o primeiro americano no cargo

Cardeal Robert Francis Prevost é o novo papa Leão XIV. Sua eleição gera reações e polêmicas, especialmente sobre sua postura em relação à comunidade LGBTQIA+.

O presidente dos EUA, Donald Trump (Brendan SMIALOWSKI/AFP)

O presidente dos EUA, Donald Trump (Brendan SMIALOWSKI/AFP)

Ouvir a notícia

Cardeal Robert Prevost é eleito papa Leão XIV e faz história como o primeiro americano no cargo - Cardeal Robert Prevost é eleito papa Leão XIV e faz história como o primeiro americano no cargo

0:000:00

O cardeal Robert Francis Prevost, natural de Chicago, foi eleito como o novo papa, adotando o nome de Leão XIV, após um conclave de dois dias. Ele se torna o primeiro americano a ocupar o Trono de Pedro. A eleição foi anunciada nesta quinta-feira, 8 de maio.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou sua alegria nas redes sociais. “Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano”, escreveu Trump em sua conta na Truth. Ele também mencionou a expectativa de conhecer o novo papa.

Prevost, de 69 anos, tem uma trajetória internacional, tendo servido por duas décadas no Peru, onde se tornou bispo. Ele ocupava um cargo importante no Vaticano como prefeito do Dicastério dos Bispos. Sua eleição é vista como uma alternativa equilibrada em meio a debates sobre a continuidade da agenda inclusiva do papa Francisco.

Controvérsias

Apesar de sua imagem de equilíbrio, Prevost enfrenta críticas. Suas opiniões sobre a comunidade LGBTQIA+ são menos receptivas em comparação com seu antecessor. Em um discurso de 2012, ele lamentou a “simpatia por crenças e práticas que estão em desacordo com o Evangelho”. Além disso, sua relação com clérigos acusados de abuso sexual gerou controvérsias.

Prevost destacou, em sua apresentação, a necessidade da Igreja acolher a todos e a urgência por sinodalidade, promovendo uma estrutura mais inclusiva. Contudo, sua postura em relação a temas sensíveis pode gerar divisões dentro da Igreja. A expectativa é que sua liderança traga novos desafios e debates sobre a direção da Igreja Católica.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela