08 de mai 2025
Lula enfrenta pressão de Alcolumbre por cargos e influência no setor elétrico
Davi Alcolumbre pressiona Lula por demissões e cargos, enquanto o governo enfrenta crises internas e desafios de governabilidade.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o dirigente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) (Foto: Brenno Carvalho/O Globo)
Ouvir a notícia:
Lula enfrenta pressão de Alcolumbre por cargos e influência no setor elétrico
Ouvir a notícia
Lula enfrenta pressão de Alcolumbre por cargos e influência no setor elétrico - Lula enfrenta pressão de Alcolumbre por cargos e influência no setor elétrico
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, embarcou na terça-feira para uma viagem à Rússia e à China, enquanto enfrenta pressões políticas internas. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, tem exigido a demissão do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em troca de apoio ao governo.
Alcolumbre, que lidera o União Brasil, tem se mostrado um influente aliado, mas suas demandas incluem cargos e verbas em troca de apoio. Desde que assumiu a presidência do Senado, ele bloqueou a aprovação de novos diretores para agências reguladoras, condicionando a pauta à saída de Silveira do ministério. O presidente do Senado já solicitou diretamente a Lula a demissão do ministro.
A relação entre Lula e Alcolumbre é complexa. O presidente tem cedido a algumas demandas do senador para evitar maiores conflitos, mas mantém Silveira em sua posição. O ministro é considerado um dos favoritos de Lula e sua saída poderia desestabilizar a governabilidade. Alcolumbre, por sua vez, tem interesses no setor elétrico, buscando influenciar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e outros órgãos reguladores.
O cenário se complica com o escândalo do roubo de aposentadorias, que tem gerado pressão para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apesar das dificuldades, Alcolumbre continua a negociar sua influência, enquanto Lula tenta equilibrar as demandas do Centrão e a estabilidade de seu governo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.