O deputado Wolney Queiroz, do PDT (Partido Democrático Trabalhista) — Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados  
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (Foto: Alexandre Amarante/PDT)

O deputado Wolney Queiroz, do PDT (Partido Democrático Trabalhista) — Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (Foto: Alexandre Amarante/PDT)

Ouvir a notícia

Wolney Queiroz assume ministério da Previdência em meio a escândalo de fraudes - Wolney Queiroz assume ministério da Previdência em meio a escândalo de fraudes

0:000:00

Wolney Queiroz, novo ministro da Previdência Social, foi convocado pela Comissão de Transparência do Senado para esclarecer sua atuação em meio ao escândalo de descontos indevidos em benefícios do INSS. A audiência está marcada para o dia 15 de maio, às 9h. O convite foi feito após a demissão de Carlos Lupi, seu antecessor, em decorrência das fraudes.

O senador Hiran Gonçalves (PP-RR), presidente da comissão, destacou a importância de Queiroz explicar a conduta da pasta durante o escândalo e as medidas que serão implementadas para corrigir falhas no sistema de benefícios. O senador Sérgio Moro (União-PR) também solicitou que o ministro detalhe as ações tomadas para ressarcir os beneficiários afetados.

As investigações, que culminaram na Operação Sem Desconto, revelaram um esquema de R$ 6,3 bilhões em cobranças irregulares entre 2019 e 2024. O total pode chegar a quase R$ 8 bilhões desde 2016. A operação levou à demissão de Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, e à intervenção no órgão.

Queiroz, que assumiu o cargo aos 52 anos, tem uma trajetória política marcada por sua atuação no Legislativo e como secretário-executivo da Previdência. Ele afirmou que sua gestão buscará transparência e responsabilidade fiscal, além de se distanciar da administração anterior. O novo ministro já iniciou mudanças na estrutura do ministério, demitindo Marcelo Panella, ex-chefe de gabinete de Lupi.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela