09 de mai 2025
PP e União Brasil avançam nas negociações para formar federação partidária unificada
Progressistas e União Brasil avançam nas negociações para uma federação partidária, com apoio unânime do PP. União Brasil ainda avalia sua posição.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) durante sessão ordinária (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Ouvir a notícia:
PP e União Brasil avançam nas negociações para formar federação partidária unificada
Ouvir a notícia
PP e União Brasil avançam nas negociações para formar federação partidária unificada - PP e União Brasil avançam nas negociações para formar federação partidária unificada
O presidente nacional do Progressistas (PP), Ciro Nogueira, anunciou que o partido decidiu prosseguir com as negociações para formar uma federação com o União Brasil. A decisão foi tomada em reunião da Executiva Nacional, onde todos os membros deram apoio unânime à proposta. Nogueira comunicou a decisão por meio de uma publicação na plataforma X (antigo Twitter).
O União Brasil ainda não se manifestou oficialmente sobre a federação. A presidência do partido está em fase de consulta às suas bancadas no Legislativo e aos governadores. A criação de uma federação permite que as legendas atuem de forma unificada, com um estatuto que define suas regras de funcionamento, ao contrário de coligações que se encerram após as eleições.
Se a federação for confirmada, PP e União Brasil formarão a maior bancada da Câmara dos Deputados, com um total de 109 parlamentares. Isso também resultará em maiores repasses do Fundo Partidário e tempo de televisão. Atualmente, o PL detém a maior bancada, seguido pela federação entre PT, PCdoB e PV.
As negociações inicialmente incluíam o Republicanos, mas a sigla decidiu, de forma quase unânime, não participar da união. O Republicanos agora avalia uma possível fusão com o PSDB. A formação da federação deve vigorar por pelo menos quatro anos, estabelecendo uma nova dinâmica política entre os partidos envolvidos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.