10 de mai 2025
Conselho de Informativos critica programa da TVE por afetar credibilidade da emissora
Conflito na Televisión Española: o Conselho de Informativos critica a cobertura da eleição do Papa por programa externo.
Marta Riesco durante sua cobertura do Vaticano para 'A família de la tele'. (Foto: RTVE)
Ouvir a notícia:
Conselho de Informativos critica programa da TVE por afetar credibilidade da emissora
Ouvir a notícia
Conselho de Informativos critica programa da TVE por afetar credibilidade da emissora - Conselho de Informativos critica programa da TVE por afetar credibilidade da emissora
A chegada do programa "La familia de la tele" à Televisión Española (TVE) gerou reações mistas entre profissionais da emissora. Enquanto alguns, como Paloma del Río, manifestaram apoio, outros, incluindo María Escario, criticaram a iniciativa. Recentemente, o Conselho de Informativos de TVE se pronunciou sobre a cobertura da eleição do Papa, pedindo respeito e defendendo a credibilidade da emissora.
O Conselho criticou a decisão de utilizar pessoal externo para a cobertura do evento, afirmando que “merecemos respeito”. O comunicado, intitulado “Em defesa da credibilidade de RTVE”, foi divulgado após a cobertura da eleição do Papa Leão XIV no Vaticano. A repórter Marta Riesco, enviada pelo programa, fez uma breve conexão, entrevistando monjas na Praça de São Pedro.
Críticas à Cobertura
O Conselho de Informativos solicitou que a presidência e o Conselho de Administração da TVE tomassem medidas para que o programa não prejudicasse a imagem da emissora. “Os profissionais de informação da casa têm trabalhado com seriedade e rigor”, destacou o comunicado. A direção da TVE foi elogiada por interromper a programação para dar espaço aos serviços informativos durante o desfecho do conclave.
A produtora La Osa Producciones, responsável pelo programa, não se manifestou sobre as críticas. Essa não é a primeira vez que o programa enfrenta resistência. María Escario expressou sua indignação nas redes sociais, enquanto Ángeles Caso, outra jornalista da emissora, também se posicionou contra, afirmando: “Um programa assim, com meus impostos não.”
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.