13 de mai 2025
Centro Acadêmico homenageia Stuart Angel Jones em ato contra a ditadura militar
Ato na UFRJ marca os 54 anos da morte de Stuart Angel Jones, estudante torturado pela ditadura militar. Homenagem será às 11 horas.
Stuart Angel: Estudante morto durante tortura na ditadura militar, em 1971 (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Centro Acadêmico homenageia Stuart Angel Jones em ato contra a ditadura militar
Ouvir a notícia
Centro Acadêmico homenageia Stuart Angel Jones em ato contra a ditadura militar - Centro Acadêmico homenageia Stuart Angel Jones em ato contra a ditadura militar
Nesta quarta-feira, 14, completam-se 54 anos da morte de Stuart Angel Jones, estudante de Economia e vítima da ditadura militar no Brasil. Ele foi torturado até a morte em 1971, aos 25 anos, após ser levado para a Base Aérea do Galeão. Relatos de outros presos políticos, como Alex Polari, descrevem a brutalidade dos militares, que amarraram sua cabeça a um cano de descarga de um jipe e o arrastaram pelo pátio.
O Centro Acadêmico Stuart Angel, que representa os estudantes de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), organiza um ato em homenagem ao estudante. O evento ocorrerá às 11h, próximo ao busto de Stuart Angel, esculpido por Edgar Duvivier, na Avenida Pasteur, 220. Ex-companheiros de luta também convocaram a cerimônia.
Stuart Angel é lembrado não apenas por sua trajetória acadêmica, mas também pela luta de sua mãe, Zuzu Angel, figurinista e estilista que denunciou a repressão durante a ditadura. Zuzu também se tornou uma vítima do regime, dedicando seus últimos anos a alertar sobre o clima de terror no Brasil, inclusive em reuniões com autoridades dos Estados Unidos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.