Política

Ciro Gomes enfrenta nova debandada no PDT com saída de aliados para o União Brasil

Ciro Gomes pode deixar o PDT em breve, enquanto Roberto Cláudio se filia ao União Brasil, intensificando a crise no partido.

Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência, em 31 de agosto de 2022 — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Ciro Gomes, candidato do PDT à Presidência, em 31 de agosto de 2022 — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Ouvir a notícia

Ciro Gomes enfrenta nova debandada no PDT com saída de aliados para o União Brasil - Ciro Gomes enfrenta nova debandada no PDT com saída de aliados para o União Brasil

0:000:00

O PDT enfrenta um novo esvaziamento no Ceará, com a saída do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que deve se filiar ao União Brasil em junho. A movimentação ocorre após a debandada liderada pelo senador Cid Gomes, que retirou a maior parte da bancada estadual do partido.

Ciro Gomes, irmão de Cid e figura central do PDT, também recebeu convites para se juntar ao União Brasil e ao PSDB, com sua saída do partido sendo considerada uma questão de tempo. A aproximação de aliados de Ciro com a oposição ao governador Elmano de Freitas (PT) intensifica o distanciamento do PDT em relação ao PT, que já havia se iniciado durante a campanha presidencial de 2022.

Ciro Gomes esteve recentemente na Assembleia Legislativa do Ceará, onde se reuniu com deputados da oposição, incluindo membros do PL e do União Brasil. Durante o encontro, ele expressou disposição para disputar novamente o governo estadual, embora essa declaração tenha sido interpretada como uma provocação retórica. Em seguida, Ciro anunciou apoio a Roberto Cláudio como o candidato mais viável do grupo para o Palácio da Abolição.

A nova chapa deve incluir o deputado bolsonarista Alcides Fernandes (PL) para o Senado e possivelmente o ex-deputado Capitão Wagner, que pode ser candidato a vice ou a uma das cadeiras no Senado. Enquanto isso, a bancada federal do PDT se reuniu em Brasília, mas optou por uma postura de neutralidade em relação ao governo Lula, apesar das tentativas de Ciro de manter a unidade.

Nos bastidores, a saída de Ciro Gomes é vista como uma oportunidade para a renovação do PDT, que busca novos nomes para as eleições. Parte dos dirigentes critica a movimentação dos aliados de Ciro, defendendo que o grupo permaneça no PDT, especialmente após a decisão de apoiar Ciro no rompimento com Cid Gomes, que resultou na perda de 40 prefeitos e 18 deputados estaduais.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela