15 de mai 2025
Servidores federais do Ministério da Cultura aguardam reunião com Lula sobre carreira
Servidores do Ministério da Cultura, em greve desde abril, esperam anúncio de plano de carreira em encontro com Lula e a ministra Margareth Menezes.
Manifestação do Palácio Capanema (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Servidores federais do Ministério da Cultura aguardam reunião com Lula sobre carreira
Ouvir a notícia
Servidores federais do Ministério da Cultura aguardam reunião com Lula sobre carreira - Servidores federais do Ministério da Cultura aguardam reunião com Lula sobre carreira
Servidores federais do Ministério da Cultura estão em greve desde 29 de abril, reivindicando melhorias nas condições de trabalho e um plano de carreira que esperam desde 2005. No dia 20 de maio, eles aguardam um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, no Palácio Capanema, no Centro do Rio de Janeiro.
A expectativa é que o plano de carreira da categoria seja finalmente anunciado. O grupo, que inclui servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Biblioteca Nacional, Fundação Palmares, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Fundação Nacional de Artes (Funarte), também deseja ter a oportunidade de se manifestar durante o ato programado para o mesmo dia.
A pressão por melhorias é intensa, já que a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, sinalizou positivamente em reuniões anteriores. Atualmente, 22 estados estão em greve, com órgãos como o Iphan e a Biblioteca Nacional paralisando suas atividades no Rio de Janeiro. A mobilização reflete a insatisfação com a falta de avanços nas negociações e a urgência por um plano que atenda às demandas da categoria.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.