Celso Furlan foi exonerado do cargo de secretário da Educação de Barueri (SP) (Foto: Reprodução/TV Globo)

Celso Furlan foi exonerado do cargo de secretário da Educação de Barueri (SP) (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ouvir a notícia

Prefeitura de Barueri exonera secretário após declarações ofensivas sobre PCDs - Prefeitura de Barueri exonera secretário após declarações ofensivas sobre PCDs

0:000:00

A Prefeitura de Barueri (SP) exonerou o secretário de Educação, Celso Furlan, nesta sexta-feira (16), após a divulgação de um áudio em que faz declarações consideradas desrespeitosas sobre pessoas com deficiência. Durante uma reunião, Furlan insinuou que crianças com deficiência não têm capacidade de aprender e que mães as levam à escola para se livrar delas.

No áudio, gravado em uma reunião de trabalho, Furlan afirmou que "o cadeirante que não mexe nenhum membro, nada, todinho torto, todinho deficiente, não tem condição de aprender nada". Ele também mencionou que um aluno com autismo representa "20 alunos a mais" e sugeriu que as mães buscam vagas nas escolas apenas para se afastar dos filhos. Essas falas geraram forte repercussão nas redes sociais.

Em resposta à polêmica, Furlan divulgou uma nota afirmando que suas declarações foram tiradas de contexto. Ele alegou que o tema da reunião era a criação de ambientes escolares mais inclusivos e que seu objetivo nunca foi desrespeitar ninguém. A administração municipal lamentou o ocorrido e reafirmou seu compromisso com uma política inclusiva voltada para pessoas com deficiência.

A nota da prefeitura destacou o trabalho realizado por Furlan à frente da Secretaria de Educação, que contribuiu para a excelência do ensino em Barueri. Contudo, a administração reafirmou a importância de manter um ambiente respeitoso e ético em relação às pessoas com deficiência e seus familiares.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela