24 de mai 2025
Klein defende visão de abundância para reerguer o Partido Democrata nos EUA
Ezra Klein e Derek Thompson, em "Abundance", defendem reformas no Partido Democrata para reconectar com eleitores e promover prosperidade.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Klein defende visão de abundância para reerguer o Partido Democrata nos EUA
Ouvir a notícia
Klein defende visão de abundância para reerguer o Partido Democrata nos EUA - Klein defende visão de abundância para reerguer o Partido Democrata nos EUA
Ezra Klein, comentarista progressista e autor do livro "Abundance", criticou a falta de visão do Partido Democrata e a necessidade de reformas para reconectar com os eleitores. Klein, que já havia chamado a atenção para a necessidade de um novo candidato para enfrentar Donald Trump, agora propõe a redução da burocracia e a adoção de novas tecnologias como soluções para a insatisfação popular.
No livro, escrito em parceria com Derek Thompson, os autores argumentam que o sistema político americano está sobrecarregado por regulamentações, o que impede a implementação de projetos ambiciosos. Eles afirmam que essa paralisia prejudicou a administração Biden, especialmente em suas promessas de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Klein defende que o Partido Democrata deve colocar a tecnologia e a reforma no centro de suas políticas progressistas.
A proposta de Klein ressoou dentro do Partido Democrata, onde o livro está sendo discutido em painéis e fóruns públicos. Ele destaca que, para ter sucesso, é necessário apelar para o futuro, não para o passado, criticando a falta de propostas claras da administração Biden e da ex-vice-presidente Kamala Harris. Em contraste, Klein observa que Trump, ao se associar a figuras como Elon Musk, conseguiu criar uma imagem de futuro.
Klein acredita que, para competir com a visão de Trump, os democratas precisam apresentar uma nova proposta que inclua inovação e eficiência governamental. Ele alerta que a falta de uma mensagem clara pode ser prejudicial, especialmente com as baixas taxas de aprovação do partido. O autor sugere que, até as primárias de 2026, os democratas não conseguirão desenvolver uma visão alternativa forte.
Por fim, Klein menciona que a ascensão do populismo, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, está ligada a uma insatisfação com as promessas de prosperidade. Ele enfatiza que a resposta dos partidos moderados deve ser a entrega de resultados concretos, algo que, segundo ele, a administração Biden falhou em fazer.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.