16 de jun 2025

Câmara intensifica atividades antes de quinzena com menos sessões legislativas
Câmara dos Deputados vota urgência para revogar aumento do IOF e discute CPMI do INSS em semana intensa antes das festas juninas.
Câmara dos Deputados (Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Câmara intensifica atividades antes de quinzena com menos sessões legislativas
Ouvir a notícia
Câmara intensifica atividades antes de quinzena com menos sessões legislativas - Câmara intensifica atividades antes de quinzena com menos sessões legislativas
A Câmara dos Deputados se prepara para uma semana intensa de atividades, com foco na votação da urgência do projeto que busca revogar o decreto de aumento do IOF, proposto pelo governo Lula. A análise desse requerimento deve ocorrer antes das festividades juninas e do fórum em Lisboa, promovido pelo ministro Gilmar Mendes, do STF.
Além da urgência do projeto de decreto legislativo (PDL), a agenda inclui a apreciação de vetos e a discussão sobre a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. O presidente da Câmara, Hugo Motta, e líderes partidários definiram um cronograma que prevê sessões entre segunda e quarta-feira desta semana.
A expectativa é que a votação da urgência acelere a tramitação do projeto que visa derrubar o aumento do IOF. Para a semana seguinte, a última de junho, estão programadas sessões remotas na quarta e na quinta, permitindo que os parlamentares participem das festividades juninas sem precisar se deslocar a Brasília.
Na primeira semana de julho, a Câmara também deve ter corredores esvaziados devido ao evento em Portugal, que ocorrerá entre os dias 2 e 4. Caso haja sessões nesse período, elas devem ser remotas e tratar de matérias consensuais. Após essa quinzena, os deputados retornarão ao ritmo normal de trabalho, com um esforço concentrado antes do recesso parlamentar.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.