22 de jun 2025

Executivos de tecnologia se tornam oficiais do Exército dos EUA no Vale do Silício
Executivos de tecnologia se tornam tenente coronéis no Exército dos EUA, levantando questões sobre conflitos de interesse e ética.

Andrew Bosworth, diretor de tecnologia da Meta, durante evento da empresa na Califórnia: agora, ele também é tenente-coronel do Exército dos EUA em programa que aproxima big techs do setor militar. (Foto: JOSH EDELSON/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Executivos de tecnologia se tornam oficiais do Exército dos EUA no Vale do Silício
Ouvir a notícia
Executivos de tecnologia se tornam oficiais do Exército dos EUA no Vale do Silício - Executivos de tecnologia se tornam oficiais do Exército dos EUA no Vale do Silício
Quatro executivos de empresas de tecnologia do Vale do Silício foram nomeados tenente-coronéis da reserva do Exército dos EUA, integrando o recém-criado Corpo Executivo de Inovação. Os nomeados incluem Andrew “Boz” Bosworth, da Meta, Kevin Weil e Bob McGrew, da OpenAI, e Shyam Sankar, da Palantir. Essa iniciativa visa aproximar o setor de defesa das inovações tecnológicas.
Os novos oficiais atuarão no Destacamento 201, que busca tornar as Forças Armadas “mais inteligentes e letais” por meio da expertise em inteligência artificial e visualização de dados. Os executivos continuarão em seus cargos civis, sem a necessidade de passar pelo treinamento básico exigido para outros reservistas. A proposta foi idealizada por Brynt Parmeter, do Pentágono, que vislumbrou a convocação de civis com conhecimento estratégico.
Entretanto, a nomeação gerou preocupações sobre conflitos éticos e comerciais. As empresas Meta, OpenAI e Palantir possuem contratos significativos com o governo dos EUA, incluindo um recente acordo de US$ 200 milhões entre a OpenAI e a Anduril, focado em sistemas de defesa aérea. A relação entre os novos oficiais e suas empresas não foi formalmente encerrada, permitindo que eles desempenhem funções civis e militares simultaneamente, algo inédito para a reserva.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.