Política

'Grande projeto de lei' favorece ricos e prejudica baixa renda com cortes em programas sociais

Pacote de impostos dos republicanos pode reduzir renda dos mais pobres em R$ 700, enquanto os mais ricos teriam ganho de R$ 5.700.

Líder da maioria no Senado, John Thune (R-SD), fala durante uma coletiva de imprensa após o almoço semanal de política dos republicanos no Senado, no Capitólio dos EUA, em 17 de junho de 2025, em Washington. (Foto: Anna Moneymaker | Getty Images News | Getty Images)

Líder da maioria no Senado, John Thune (R-SD), fala durante uma coletiva de imprensa após o almoço semanal de política dos republicanos no Senado, no Capitólio dos EUA, em 17 de junho de 2025, em Washington. (Foto: Anna Moneymaker | Getty Images News | Getty Images)

Ouvir a notícia

'Grande projeto de lei' favorece ricos e prejudica baixa renda com cortes em programas sociais - 'Grande projeto de lei' favorece ricos e prejudica baixa renda com cortes em programas sociais

0:000:00

A proposta legislativa dos republicanos no Senado, chamada de "One Big Beautiful Bill Act", busca estender cortes de impostos temporários e cumprir promessas de campanha do ex-presidente Donald Trump. No entanto, uma análise do Yale Budget Lab indica que o pacote pode ter um impacto negativo significativo sobre os mais pobres.

De acordo com o estudo, os 20% mais pobres da população veriam uma redução de 2,9% em sua renda, o que equivale a cerca de 700 dólares anualmente. Em contrapartida, os 20% mais ricos teriam um aumento de 2,2% em suas rendas, ou aproximadamente 5.700 dólares. Esses dados refletem o que as famílias podem esperar entre 2026 e 2034.

O estudo ressalta que a proposta transfere recursos dos mais pobres para os mais ricos. Harris Eppsteiner, diretor associado de análise econômica do Yale Budget Lab, afirmou que as políticas do pacote são regressivas, principalmente devido aos cortes significativos em programas como o Medicaid e o SNAP, que ajudam as famílias de baixa renda.

Os republicanos pretendem aprovar o pacote até 4 de julho, e, se o Senado aprovar, a proposta retornará à Câmara para nova votação. A análise do Yale não abrange todos os aspectos da legislação, como mudanças na Lei de Cuidados Acessíveis ou alterações nos empréstimos estudantis.

A CBO (Congresso de Orçamento) também avaliou o projeto e estimou que os 10% mais pobres perderiam em média 1.600 dólares por ano, enquanto os 10% mais ricos ganhariam cerca de 12.000 dólares. O centro da proposta é a extensão de cortes de impostos de 2017, além de promessas de Trump, como a redução de impostos para idosos e trabalhadores que recebem gorjetas.

Embora 62% das famílias possam receber cortes de impostos, os benefícios financeiros seriam desproporcionalmente maiores para os mais ricos. Os cortes em programas sociais, segundo Eppsteiner, anulariam qualquer ganho que as famílias de baixa renda poderiam ter com os cortes de impostos. A CBO prevê que o pacote pode aumentar a dívida nacional em 3,3 trilhões de dólares na próxima década, chegando a 4 trilhões com juros até 2034.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela