30 de jun 2025

TSE cria novo grupo de trabalho para combater desinformação nas eleições
TSE cria grupo de trabalho para combater desinformação eleitoral e proteger a democracia, com foco em diagnósticos e campanhas.

Cármen Lúcia, presidente do TSE, em 19 de dezembro de 2024. (Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)
Ouvir a notícia:
TSE cria novo grupo de trabalho para combater desinformação nas eleições
Ouvir a notícia
TSE cria novo grupo de trabalho para combater desinformação nas eleições - TSE cria novo grupo de trabalho para combater desinformação nas eleições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a criação de um grupo de trabalho com nove integrantes para intensificar o combate à desinformação eleitoral. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico nesta segunda-feira, 30 de outubro. O grupo, composto por juízes, procuradores e acadêmicos, terá a missão de desenvolver diagnósticos, pesquisas e campanhas.
Os integrantes do grupo poderão formar subgrupos para aprofundar temas específicos. Os resultados das atividades serão compilados em relatórios que serão enviados à presidência do TSE. O material poderá ser compartilhado com o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, conforme a necessidade. Além disso, os membros do grupo poderão convidar colaboradores externos para participar das reuniões e projetos.
Em fevereiro, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, destacou a importância de garantir liberdades por meio de informações corretas, evitando a manipulação que gera ódios e violências. O atual vice-presidente, Kassio Nunes Marques, assumirá a presidência do TSE nas eleições de 2026, após o término do mandato de Cármen em agosto do próximo ano. Essa iniciativa do TSE reflete a preocupação contínua com a integridade do processo eleitoral e a proteção da democracia no Brasil.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.