30 de jun 2025

União Brasil busca controle dos Correios e do Banco do Brasil com pressão sobre Lula
União Brasil pressiona por mudanças na presidência dos Correios e do Banco do Brasil, ampliando a disputa por cargos no governo.

Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) (Foto: MATEUS BONOMI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO)
Ouvir a notícia:
União Brasil busca controle dos Correios e do Banco do Brasil com pressão sobre Lula
Ouvir a notícia
União Brasil busca controle dos Correios e do Banco do Brasil com pressão sobre Lula - União Brasil busca controle dos Correios e do Banco do Brasil com pressão sobre Lula
Em meio a uma crise na base aliada do governo federal, o União Brasil intensifica a pressão por mais cargos e influência, com foco nas estatais Correios e Banco do Brasil. A saída do presidente dos Correios, Fabiano Silva, e a substituição da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, estão entre as principais demandas.
A pressão para a saída de Silva, que tem seu mandato encerrado em agosto, é apoiada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Fabiano, indicado por setores do PT, já manifestou a interlocutores que não pretende renovar seu mandato. Defensores da mudança argumentam que, por estar vinculado ao ministério das Comunicações, os Correios deveriam ser comandados pelo partido que ocupa a pasta, no caso, o União Brasil.
Pressão sobre o Banco do Brasil
Além dos Correios, a situação do Banco do Brasil também é alvo de atenção. Tarciana Medeiros, que mantém uma relação positiva com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é vista como uma gestora competente, mas os partidos do Centrão, incluindo o União Brasil, estão de olho na sua posição. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, busca a saída de Alexandre Silveira do Ministério de Minas e Energia, ampliando a pressão sobre o governo.
Na semana passada, Lula conversou com o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, em um esforço para manter a aliança. O partido, que já ocupa três ministérios, ainda enfrenta desafios para garantir apoio em matérias importantes para o Planalto. A situação evidencia a fragilidade da base governista e a crescente disputa por espaços no governo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.