01 de jul 2025

Líder bolsonarista critica governo Lula e afirma que 'máscara foi retirada'
Governo Lula enfrenta pressão após judicialização do aumento do IOF, o que pode prejudicar apoio do centrão nas votações futuras.

Deputado Sóstenes Cavalcante fotografado por Marina Ramos/Câmara dos Deputados (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
Ouvir a notícia:
Líder bolsonarista critica governo Lula e afirma que 'máscara foi retirada'
Ouvir a notícia
Líder bolsonarista critica governo Lula e afirma que 'máscara foi retirada' - Líder bolsonarista critica governo Lula e afirma que 'máscara foi retirada'
O governo Lula enfrenta críticas intensas devido ao aumento de impostos, com mais de 20 elevações desde seu retorno, incluindo o IOF. O deputado Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, afirmou que a administração "tirou a máscara" ao judicializar o aumento do IOF após uma derrota no Congresso.
Cavalcante destacou que essa ação revela o verdadeiro "DNA" do governo, que, segundo ele, tem aumentado impostos regularmente. “Esse é um governo que aumenta um imposto a cada 30 dias”, afirmou o deputado. A declaração surge após a Advocacia-Geral da União anunciar que buscará o Supremo Tribunal Federal para discutir o aumento do IOF, uma medida que visa aumentar a arrecadação e cobrir o déficit nas contas públicas.
Impacto no Centrão
A judicialização do IOF pode afetar a busca do governo por apoio do centrão em votações futuras. Com a necessidade de votos para aprovar propostas importantes no próximo semestre, a oposição vê essa estratégia como uma oportunidade para pressionar ainda mais a administração. O IOF do cartão de crédito, por exemplo, era maior durante o governo anterior, mas essa comparação não é frequentemente mencionada pela oposição.
O cenário político se torna cada vez mais tenso, com a possibilidade de que a insatisfação com os aumentos de impostos impacte a base de apoio do governo. A administração Lula terá que lidar com um ambiente desafiador enquanto tenta implementar suas políticas e se preparar para as eleições de 2026.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.