02 de jul 2025

Comissão do Senado investiga Gilberto Carvalho por possíveis irregularidades
Gilberto Carvalho será ouvido pelo Senado sobre contratos com ONGs, após o TCU suspender repasses para projeto na terra indígena Yanomami.

Gilberto Carvalho, secretário nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Foto: Infoglobo)
Ouvir a notícia:
Comissão do Senado investiga Gilberto Carvalho por possíveis irregularidades
Ouvir a notícia
Comissão do Senado investiga Gilberto Carvalho por possíveis irregularidades - Comissão do Senado investiga Gilberto Carvalho por possíveis irregularidades
Chefe de gabinete de Lula em seus dois primeiros mandatos, Gilberto Carvalho é o atual secretário nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. Nesta quarta-feira, a Comissão de Transparência do Senado convocou Carvalho para prestar esclarecimentos sobre contratos com ONGs. O requerimento foi aprovado em votação simbólica pelo senador Dr. Hiran Gonçalves (PP-RR), presidente da comissão.
O foco da convocação é um contrato que teve repasses suspensos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Este contrato está relacionado à retirada de lixo na terra indígena Yanomami, em Roraima. O TCU identificou indícios de irregularidades, levando à suspensão dos recursos. Carvalho deverá apresentar informações sobre todos os convênios firmados pela sua secretaria.
A secretaria do MTE firmou convênios de aproximadamente R$ 15,7 milhões com a Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil) e de R$ 4,2 milhões com o Centro de Estudos e Assessoria (CEA), ambos com sede em São Paulo e Brasília, respectivamente. A convocação de Carvalho ocorre em um momento de crescente atenção sobre a transparência e a gestão de recursos públicos, especialmente em áreas sensíveis como as terras indígenas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.