02 de jul 2025

Governo do Rio de Janeiro disponibiliza app para checar celulares roubados
Governo do Rio de Janeiro lança aplicativo para verificar se celulares foram roubados e realiza operação que resulta em mais de mil aparelhos apreendidos.

O Celular Seguro RJ foi desenvolvido pelo departamento de tecnologia da Polícia Civil (Foto: Rafael Campos/Governo do Rio)
Ouvir a notícia:
Governo do Rio de Janeiro disponibiliza app para checar celulares roubados
Ouvir a notícia
Governo do Rio de Janeiro disponibiliza app para checar celulares roubados - Governo do Rio de Janeiro disponibiliza app para checar celulares roubados
O governo do Rio de Janeiro lançou, nesta terça-feira (1º), o aplicativo Celular Seguro RJ, que permite verificar se um celular foi roubado ou furtado. A ferramenta, desenvolvida pela Polícia Civil, possibilita a consulta de restrições na base de dados da polícia e da Anatel, facilitando o bloqueio de aparelhos. O aplicativo armazena o IMEI, número único de identificação de cada celular, em um único local e é atualizado em tempo real pelas delegacias do estado.
O governador Cláudio Castro (PL) destacou que o app representa um avanço na modernização da segurança pública. "Estamos muito atentos a enfrentar o que a população teme", afirmou. O acesso ao aplicativo é feito por meio de login no gov.br e está disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS.
Operação Rastreio
Na mesma data, a Polícia Civil deteve 102 pessoas e apreendeu 1.462 celulares durante a Operação Rastreio, que visa combater o roubo, furto e receptação de aparelhos. A operação incluiu intimações para que mais de três mil usuários de celulares adquiridos de forma irregular devolvessem os aparelhos em até 72 horas.
Até o momento, 934 pessoas compareceram às delegacias para entregar os celulares. Os aparelhos recuperados passarão por perícia, e a polícia está trabalhando para identificar os proprietários, que poderão reaver seus dispositivos. Aqueles que não devolverem os celulares poderão ser indiciados pelo crime de receptação.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.