Lula vai à Argentina para Cúpula do Mercosul (Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo)

Lula vai à Argentina para Cúpula do Mercosul (Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo)

Ouvir a notícia

Lula discute flexibilização do Mercosul em cúpula com Cristina Kirchner em Buenos Aires - Lula discute flexibilização do Mercosul em cúpula com Cristina Kirchner em Buenos Aires

0:000:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta quarta-feira, 2 de agosto, para Buenos Aires, onde participará da Cúpula do Mercosul, que ocorrerá até quinta-feira, 3 de agosto. Durante o encontro, Lula receberá a presidência pro tempore do bloco e discutirá a flexibilização da Tarifa Externa Comum (TEC), além de temas relacionados à democracia e ao comércio internacional.

A relação entre Lula e o presidente argentino Javier Milei é marcada por tensões. Milei, que já chamou Lula de "corrupto" e "comunista", não tem espaço para discussões políticas na cúpula, conforme afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A agenda será predominantemente econômica, com foco na TEC, que a Argentina deseja flexibilizar para permitir negociações comerciais mais amplas.

O Brasil concordou em aumentar em 50 itens a lista de exceções à TEC, permitindo ajustes nas alíquotas de importação de 150 produtos. Contudo, o Brasil impôs condições, como a restrição à importação de produtos brasileiros que representem mais de 20% do total importado pela Argentina. Além disso, a entrada da Bolívia no Mercosul e o interesse de outros países em se aproximar do bloco também estarão na pauta.

Reuniões Bilaterais

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá um dia intenso em Buenos Aires. Ele participará de reuniões com ministros da Economia do Mercosul e se encontrará bilateralmente com o ministro argentino Luis Caputo. As visões econômicas dos dois países divergem, com o governo Milei adotando uma agenda ultraliberal, enquanto o Brasil busca crescimento com responsabilidade social.

Após a cúpula, Haddad seguirá para o Rio de Janeiro, onde participará da Cúpula do Brics. Ele terá reuniões com ministros das Finanças da China e da Rússia, além de representantes de outros países. Essa movimentação ocorre em um momento delicado, após a derrubada de um decreto que aumentava a alíquota do IOF no Congresso.

A expectativa é que a cúpula do Mercosul não apenas reafirme a posição do Brasil no bloco, mas também busque uma maior integração econômica, mesmo diante das divergências políticas com a nova administração argentina. A visita de Lula à ex-presidente Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar, ainda depende de autorização judicial, mas pode ser um ponto de interesse durante sua estadia.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela