03 de jul 2025


Haddad celebra exclusão do ressarcimento do INSS do arcabouço fiscal
Governo garante ressarcimento a aposentados do INSS após decisão do STF, enquanto Haddad discute acordos comerciais e reforma tributária.

Ministro da Fazenda Fernando Haddad. (Foto: Washington Costa/MF)
Ouvir a notícia:
Haddad celebra exclusão do ressarcimento do INSS do arcabouço fiscal
Ouvir a notícia
Haddad celebra exclusão do ressarcimento do INSS do arcabouço fiscal - Haddad celebra exclusão do ressarcimento do INSS do arcabouço fiscal
O governo federal está avançando na devolução de valores descontados indevidamente de aposentados do INSS por empresas de empréstimos consignados. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que exclui esses pagamentos do arcabouço fiscal, permitindo que os aposentados sejam ressarcidos.
Haddad afirmou que a decisão foi tratada como um precatório, destacando que não havia previsão orçamentária para esses pagamentos. "O importante é que as pessoas vão ser ressarcidas," enfatizou o ministro, referindo-se aos aposentados que sofreram descontos indevidos por associações sem autorização para descontar mensalidades dos benefícios do INSS.
Reuniões e Acordos Comerciais
As declarações de Haddad ocorreram durante uma visita ao Rio de Janeiro, onde se reuniu com ministros de finanças de outros países, como Anton Siluanov, da Rússia, e Lan Foan, da China. O ministro também se encontrou com Eric Lombard, ministro das Finanças da França, para discutir o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Haddad expressou otimismo sobre a conclusão desse acordo até o final do ano.
Além disso, o ministro mencionou que o ambiente está mais favorável para discutir o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ele destacou a interlocução com o deputado federal Arthur Lira, relator da reforma do Imposto de Renda, que propõe isentar pessoas com renda mensal de até R$ 5 mil. Haddad acredita que o diálogo tem sido produtivo e que um bom relatório será alcançado.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.