Política

Afegãos recebem indenização por violação de dados pelo Reino Unido

Governo britânico oferece compensação de até £4.000 a afegãos após grave violação de dados que expôs informações pessoais.

Soldados britânicos realizando operações contra o Talibã em 2007 na província de Helmand, no Afeganistão. (Foto: Getty Images)

Soldados britânicos realizando operações contra o Talibã em 2007 na província de Helmand, no Afeganistão. (Foto: Getty Images)

Ouvir a notícia

Afegãos recebem indenização por violação de dados pelo Reino Unido - Afegãos recebem indenização por violação de dados pelo Reino Unido

0:000:00

O governo britânico anunciou que oferecerá até £4.000 em compensação a cada um dos 277 afegãos cujas informações pessoais foram expostas em uma grave violação de dados ocorrida em 2021. A falha, que colocou a vida desses indivíduos em risco, foi revelada após uma investigação que destacou a seriedade do incidente.

O Ministério da Defesa enviou um e-mail em massa para afegãos que haviam trabalhado com o governo britânico, expondo seus endereços de e-mail. Isso ocorreu durante a operação de evacuação do Afeganistão, quando muitos estavam em situação de vulnerabilidade, temendo represálias do Talibã. O ministro da Defesa, Luke Pollard, reconheceu que não é possível "desfazer erros do passado", mas garantiu que os pagamentos serão realizados "o mais rápido possível".

A compensação total deve chegar a £1,6 milhões, além de uma multa anterior de £350.000 imposta pelo regulador de dados. A violação mais significativa aconteceu em setembro de 2021, quando o Afghan Relocations and Assistance Policy (Arap) estava em operação. O erro de colocar os endereços no campo "Para" em vez de "cópia oculta" (Bcc) permitiu que todos os destinatários vissem os nomes uns dos outros.

Reações e Críticas

Sean Humber, advogado que representa alguns dos afetados, criticou a falta de informações sobre o esquema de compensação. Ele destacou que não houve consulta com os afetados ou seus advogados sobre os critérios de pagamento. Um de seus clientes, que passou meses em esconderijo, teme pela própria vida e questiona se a quantia oferecida é suficiente para compensar o sofrimento vivido.

O comissário de informações, John Edwards, afirmou que a violação poderia ter gerado uma "ameaça à vida" e que o governo falhou com aqueles que tanto contribuíram. A multa inicial de £1 milhão foi reduzida para £700.000 e, posteriormente, para £350.000, em reconhecimento às ações tomadas pelo Ministério da Defesa para mitigar o impacto do erro.

Encerramento do Programa

Recentemente, o governo também anunciou o fechamento do programa Arap para novos solicitantes, após ter realocado 21.316 afegãos no Reino Unido, sendo metade crianças e um quarto mulheres. Um documento do Home Office indicou que o secretário de Defesa, John Healey, acredita que o programa cumpriu seu propósito inicial, permitindo que os recursos se concentrem na segurança nacional.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela