04 de jul 2025

Lula afirma que negociações são o caminho para resolver conflitos com o Congresso
Lula reafirma compromisso com o diálogo e nega conflitos com o Congresso após decisões do STF sobre decretos do governo.

Lula durante em cerimônia de anúncio de investimentos da Petrobras em refino e petroquímica. (Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República)
Ouvir a notícia:
Lula afirma que negociações são o caminho para resolver conflitos com o Congresso
Ouvir a notícia
Lula afirma que negociações são o caminho para resolver conflitos com o Congresso - Lula afirma que negociações são o caminho para resolver conflitos com o Congresso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (4) que não há uma briga entre o governo e o Congresso. Durante um evento no Rio de Janeiro, ele destacou que as divergências são essenciais para promover o diálogo entre os poderes. A declaração surge após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspender decretos do governo e a decisão do Congresso sobre o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).
Lula enfatizou sua gratidão pela relação com o Legislativo, afirmando que as discordâncias devem ser resolvidas por meio de negociações. O presidente também comentou sobre a necessidade de evitar nervosismo, mencionando que ainda tem um ano e meio de mandato. Ele ressaltou que algumas pessoas já estão pensando nas próximas eleições, mas reafirmou sua intenção de concorrer à reeleição em 2026.
Conciliação e Diálogo
A determinação de Moraes para suspender os decretos do governo e convocar uma audiência de conciliação entre as partes reflete a tensão atual entre os poderes. Lula, por sua vez, adotou um tom conciliador, semelhante ao do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também defendeu a importância do diálogo.
Além disso, o presidente participou da reunião anual do "banco dos Brics", onde abordou a necessidade de uma nova política de financiamento e discutiu a possibilidade de uma moeda alternativa ao dólar. A situação política continua em desenvolvimento, com a expectativa de que as negociações entre o governo e o Congresso avancem nas próximas semanas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.