04 de jul 2025

Negociações avançam para encontrar solução global para a crise do IOF
Governo e Congresso discutem aumento do IOF e novas taxações em negociações que podem envolver concessões, mas anistia gera impasse.

Lula, Davi Alcolumbre e Hugo Motta: dias difíceis (Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Negociações avançam para encontrar solução global para a crise do IOF
Ouvir a notícia
Negociações avançam para encontrar solução global para a crise do IOF - Negociações avançam para encontrar solução global para a crise do IOF
O governo brasileiro protocolou uma ação no STF para anular um decreto legislativo que impede a elevação do IOF. As negociações entre o Palácio do Planalto e o Congresso estão agendadas para a próxima terça-feira, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Essas conversas ocorrerão em um momento delicado, já que o Congresso tem se mostrado resistente a novas taxações e cortes de gastos. A expectativa é que uma "solução global" seja discutida, envolvendo concessões de ambas as partes. Entre as propostas, está a possibilidade de Lula abrir mão de vetar o aumento do número de deputados de 513 para 531, enquanto a Câmara poderia aprovar a reavaliação de benefícios fiscais.
Entretanto, a questão da anistia se apresenta como um complicador nas negociações. A oposição deseja incluir esse tema nas discussões, propondo um projeto que visa a anistia ainda para este mês. A inclusão desse ponto pode dificultar o consenso entre os parlamentares e o governo, que já enfrenta desafios para encontrar um caminho viável.
As reuniões, mediadas por Alexandre de Moraes ou não, são vistas como essenciais para o avanço das pautas. A situação atual exige diálogo, mas a resolução do impasse sobre o IOF e as novas taxações continua sendo um desafio significativo para o governo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.