Política

PSOE altera estatutos e exclui clientes de prostituição do partido

PSOE reforça compromisso abolicionista ao incluir expulsão de membros que aceitem prostituição em seus estatutos, após polêmica recente.

Reunião da executiva do PSOE. (Foto: EVA ERCOLANESE/PSOE)

Reunião da executiva do PSOE. (Foto: EVA ERCOLANESE/PSOE)

Ouvir a notícia

PSOE altera estatutos e exclui clientes de prostituição do partido - PSOE altera estatutos e exclui clientes de prostituição do partido

0:000:00

O PSOE anunciou que irá incluir em seus estatutos a expulsão de membros que solicitem ou aceitem atos sexuais em troca de remuneração. A decisão foi tomada em uma reunião convocada pelo presidente Pedro Sánchez com líderes feministas do partido, após a divulgação de áudios degradantes envolvendo membros da sigla.

O novo artigo a ser adicionado ao Código Ético do PSOE considera essa prática uma falta muito grave, reafirmando a posição abolicionista do partido em relação à prostituição. O texto estabelece que o sistema prostitucional é uma forma de violência contra as mulheres e incompatível com os direitos humanos. A medida visa fortalecer o compromisso do partido com a igualdade e a dignidade das pessoas.

Atualmente, o Código Ético já previa a expulsão de membros condenados por corrupção ou violência contra mulheres. A nova proposta foi discutida em uma reunião anterior, onde a secretária de Igualdade, Pilar Bernabé, sugeriu a inclusão da expulsão de consumidores de prostituição. A iniciativa será formalizada no próximo comitê federal do partido.

Além da nova diretriz, o PSOE também planeja retomar o debate sobre a lei de abolição da prostituição, que foi rejeitada no Congresso no ano passado. A vice-presidente María Jesús Montero desafiou a oposição a apoiar a proposta, ressaltando a hipocrisia de criticar o governo enquanto se opõem à abolição da prostituição. A nova postura do PSOE busca não apenas punir comportamentos inadequados, mas também promover um modelo social que combata as causas da prostituição.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela