04 de jul 2025

Trump propõe permanência de imigrantes em fazendas nos Estados Unidos
Trump flexibiliza regras de imigração para trabalhadores agrícolas, visando mitigar escassez de mão de obra nas indústrias de agricultura e hotelaria.

Trabalhadores imigrantes colhem durante o fim de semana, já que a escassez de mão de obra pode deixar os campos sem colheita, em Oxnard, Califórnia (Foto: Pilar Olivares/Reuters)
Ouvir a notícia:
Trump propõe permanência de imigrantes em fazendas nos Estados Unidos
Ouvir a notícia
Trump propõe permanência de imigrantes em fazendas nos Estados Unidos - Trump propõe permanência de imigrantes em fazendas nos Estados Unidos
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que está disposto a permitir que imigrantes que trabalham em fazendas permaneçam no país, desde que seus empregadores se responsabilizem por eles. A declaração foi feita em um discurso em Iowa, onde a agricultura é uma atividade predominante. Trump afirmou que está colaborando com o Departamento de Segurança Interna para implementar essa medida, que visa apoiar os fazendeiros que dependem de mão de obra migrante.
A proposta de Trump contrasta com sua postura anterior, que era mais rígida em relação à imigração. A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, tem liderado esforços para deportar imigrantes que entram ilegalmente nos EUA. Recentemente, um e-mail interno indicou que as operações de fiscalização em setores como agricultura e hotelaria deveriam ser suspensas, uma decisão que, segundo fontes, foi tomada após Trump perceber a gravidade das ações de deportação.
Trump também mencionou que discutirá a situação com a indústria hoteleira, que, assim como a agricultura, depende fortemente de trabalhadores imigrantes. De acordo com Douglas Holtz-Eakin, ex-diretor do Escritório de Orçamento do Congresso, cerca de 80% dos trabalhadores agrícolas nos EUA são estrangeiros, e quase metade deles são imigrantes ilegais. A redução dessa força de trabalho pode impactar os preços dos alimentos, tornando-os mais altos para os consumidores.
As recentes operações do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA) em campos da Califórnia resultaram na ausência de muitos trabalhadores. A agricultora Lisa Tate relatou que cerca de 70% dos trabalhadores desapareceram, e muitos têm medo de voltar ao trabalho devido à incerteza sobre sua segurança. A situação tem gerado preocupação entre os fazendeiros, que enfrentam dificuldades para encontrar mão de obra disposta a realizar essas atividades.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.