05 de jul 2025

Políticos utilizam aviões da FAB para participar do Festival de Parintins no Amazonas
Autoridades utilizam aviões da FAB para evento sem compromissos oficiais, gerando questionamentos sobre a transparência das viagens.

Comitiva de autoridades chega em avião da FAB para o Festival de Parintins; entre eles, o ministro do Turismo, Celso Sabino (o segundo da esq. para a dir.), o presidente o Senado, Davi Alcolumbre (o quarto da esq. para a dir.), o presidente da Câmara, Hugo Motta (o quinto da dir. para a esq.), e o corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell (o terceiro da dir. para a esq.) (Foto: Reprodução/@eduardobraga_am no Instagram)
Ouvir a notícia:
Políticos utilizam aviões da FAB para participar do Festival de Parintins no Amazonas
Ouvir a notícia
Políticos utilizam aviões da FAB para participar do Festival de Parintins no Amazonas - Políticos utilizam aviões da FAB para participar do Festival de Parintins no Amazonas
Os presidentes da Câmara, Hugo Motta, do Senado, Davi Alcolumbre, e do STF, Luís Roberto Barroso, além do ministro do Turismo, Celso Sabino, utilizaram aviões da FAB para participar do Festival de Parintins, no Amazonas, no último fim de semana. O uso das aeronaves é permitido por um decreto de 2020, que autoriza esse deslocamento para presidentes de Poderes e ministros.
A viagem ocorreu sem compromissos oficiais claros. O senador Eduardo Braga mencionou, em tom de brincadeira, que conseguiu R$ 17 milhões para o aeroporto local, destacando que esse valor seria o "grande prêmio" do festival. "Ano que vem, vocês não querem vir nesse jato da FAB bonito para o festival? Então arrumem R$ 17 milhões para a gente recapear a pista do aeroporto", disse Braga, gerando risos entre os presentes.
Os registros da FAB indicam que a comitiva, composta por Motta, Alcolumbre, Sabino e outros, partiu de Brasília na sexta-feira (27) e retornou no domingo (29). Durante a sessão do Senado, o líder do União Brasil, Efraim Filho, parabenizou a vitória do Boi Garantido, ressaltando a importância do festival para a cultura local. A assessoria do Ministério do Turismo afirmou que os voos foram solicitados pelo Senado e pela Câmara, destacando o impacto econômico do evento na região.
Alcolumbre e Motta não relataram compromissos oficiais em Parintins. A assessoria do Senado justificou o uso das aeronaves da FAB como uma questão de segurança, enquanto Barroso, que também participou do evento, afirmou que aproveitou a ocasião para discutir assuntos do Judiciário com o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Além disso, a FAB não divulga detalhes sobre os passageiros ou os motivos das viagens, apenas informações sobre as autoridades atendidas e os deslocamentos realizados. O uso de aviões da FAB por autoridades em eventos não oficiais tem gerado questionamentos sobre a transparência e a adequação dessas viagens.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.