Política

CCJ da Câmara inicia análise da PEC da Segurança Pública proposta por Lula

CCJ da Câmara analisa PEC da Segurança Pública, que redefine atribuições das guardas municipais e inclui a sociedade civil no Conselho Nacional.

Hugo Motta fala a jornalistas sobre a reunião com Gleisi Hoffmann (à esq.) e Ricardo Lewandowski para deputados conhecerem a PEC da segurança pública, em abril deste ano (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Hugo Motta fala a jornalistas sobre a reunião com Gleisi Hoffmann (à esq.) e Ricardo Lewandowski para deputados conhecerem a PEC da segurança pública, em abril deste ano (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Ouvir a notícia

CCJ da Câmara inicia análise da PEC da Segurança Pública proposta por Lula - CCJ da Câmara inicia análise da PEC da Segurança Pública proposta por Lula

0:000:00

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados analisará nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, apresentada pelo governo Lula. A proposta enfrenta críticas de governadores da oposição, como Ronaldo Caiado, de Goiás, evidenciando a polarização política em torno do tema.

O relator da PEC, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), destaca que um dos principais objetivos da proposta é dar status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública, que foi criado em 2018 por meio de lei ordinária. Além disso, a PEC busca a constitucionalização dos fundos nacionais de Segurança Pública e Política Penitenciária.

Novas Atribuições

As guardas municipais terão suas atribuições redefinidas, permitindo que atuem na segurança urbana, em ações de policiamento ostensivo e comunitário, além de realizar prisões em flagrante. Essa mudança visa fortalecer a atuação das guardas e ampliar sua responsabilidade na segurança pública.

Outro aspecto relevante da PEC é a inclusão de representantes da sociedade civil no Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. Este conselho contará também com representantes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, promovendo uma maior diversidade de vozes nas decisões sobre segurança pública.

A análise da PEC pela CCJ é um passo importante para a sua tramitação no Congresso, e a expectativa é que o debate sobre o tema continue a gerar discussões acaloradas entre os diferentes setores da política brasileira.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela