08 de jul 2025
Requião critica a esquerda e classifica governo Lula como neoliberal ao se filiar ao PDT
Roberto Requião critica o governo Lula e se prepara para se filiar ao PDT, buscando um projeto progressista viável no cenário político atual.

Roberto Requião, então senador do Paraná pelo MDB, no Senado em 2018 (Foto: Jefferson Rudy - 11.dez.2018/Agência Senado)
Ouvir a notícia:
Requião critica a esquerda e classifica governo Lula como neoliberal ao se filiar ao PDT
Ouvir a notícia
Requião critica a esquerda e classifica governo Lula como neoliberal ao se filiar ao PDT - Requião critica a esquerda e classifica governo Lula como neoliberal ao se filiar ao PDT
Roberto Requião, ex-governador do Paraná, está prestes a se filiar ao PDT, após descontentamentos com o governo Lula e a direção do PT. Em declarações recentes, Requião classificou o governo atual como neoliberal e sem um projeto progressista claro. Ele critica a falta de propostas concretas na esquerda e considera que tanto Ciro Gomes quanto Fernando Haddad não são capazes de liderar um projeto nacional.
"É um governo de direita, neoliberal. O Brasil está sem projeto nacional", afirmou Requião. Ele destacou que, se estivesse no Senado, votaria a favor de algumas políticas compensatórias, mas isso não é suficiente para mudar a situação do país. O ex-governador acredita que um verdadeiro projeto progressista deveria ter nacionalizado o petróleo da Foz do Amazonas, em vez de leiloá-lo para empresas privadas.
Requião, que se filiou ao PT em 2022, agora se prepara para a mudança para o PDT, com o anúncio oficial agendado para o dia 16. Ele reconhece que existem quadros progressistas no PT, mas afirma que o partido não representa mais essa vertente como um todo. Em meio a suas críticas, ele também comentou sobre o escândalo de fraude no INSS, que considera um problema de corrupção sistêmica, e não apenas uma falha de gestão.
O ex-governador acredita que o PDT é o único partido que pode representar suas ideias trabalhistas. Ele não vê, atualmente, nenhum político de esquerda com um projeto nacional viável. Requião elogiou Haddad como um "cara sério", mas o considera liberal e voltado para o mercado. Sobre Ciro Gomes, ele afirmou que, apesar de ter uma visão crítica, falta um projeto claro.
Na análise do cenário político, Requião vê o governo de Ratinho Jr. no Paraná como "pobre" e "medíocre", enquanto considera Jair Bolsonaro fora da disputa presidencial de 2026. Para ele, o principal nome da direita é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.