09 de jul 2025
Gleisi critica Ciro Nogueira por declarações sobre IOF e defende o país
Governo Lula enfrenta impasse judicial após derrubada de decretos sobre IOF, complicando diálogo com o Congresso e aumentando tensões políticas.

Ministra das Relações Institucionais Gleisi Hoffmann e o senador e presidente do PP Ciro Nogueira (Foto: José Cruz e Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Ouvir a notícia:
Gleisi critica Ciro Nogueira por declarações sobre IOF e defende o país
Ouvir a notícia
Gleisi critica Ciro Nogueira por declarações sobre IOF e defende o país - Gleisi critica Ciro Nogueira por declarações sobre IOF e defende o país
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, criticou o senador Ciro Nogueira por suas declarações sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em entrevista à GloboNews, Nogueira afirmou que a postura do governo em relação ao aumento do imposto é "desleal" e questionou a falta de cortes em um orçamento superior a 1 trilhão de reais. Gleisi respondeu, acusando o senador de "espalhar mentiras" e ressaltou que a medida não afeta o crédito das pessoas físicas.
O governo Lula foi pego de surpresa pela derrubada de decretos que aumentavam o IOF, uma decisão que, segundo a gestão, descumpriu um acordo prévio com o presidente da Câmara, Hugo Motta. A situação levou a um impasse judicial, com o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendendo as deliberações tanto do governo quanto do Congresso. O ministro Alexandre de Moraes agendou uma audiência de conciliação para o dia 15.
Esse impasse agrava a já tensa relação entre o Executivo e o Legislativo, onde o apetite do Congresso por mais emendas se contrapõe à defesa do governo por um diálogo construtivo. Enquanto Lula busca apoio no Centrão, as lideranças do Congresso pedem cortes de gastos, mesmo diante da criação de novos cargos para deputados. A situação reflete a complexidade das negociações políticas em um cenário fiscal desafiador.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.