Breaking News

09 de jul 2025

Starmer e Macron discutem acordo migratório que preocupa países da UE

Governo britânico busca acordo com França para conter imigração irregular, enfrentando resistência de países da União Europeia.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, com sua esposa, Victoria Starmer, junto ao presidente francês, Emmanuel Macron, e sua mulher, Brigitte Macron, nesta quarta-feira, na porta do 10 de Downing Street. (Foto: Gonzalo Fuentes/REUTERS)

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, com sua esposa, Victoria Starmer, junto ao presidente francês, Emmanuel Macron, e sua mulher, Brigitte Macron, nesta quarta-feira, na porta do 10 de Downing Street. (Foto: Gonzalo Fuentes/REUTERS)

Ouvir a notícia

Starmer e Macron discutem acordo migratório que preocupa países da UE - Starmer e Macron discutem acordo migratório que preocupa países da UE

0:000:00

O governo britânico enfrenta crescente pressão política devido à imigração irregular, especialmente após o Brexit. Durante a visita de Estado do presidente francês Emmanuel Macron ao Reino Unido, o primeiro-ministro Keir Starmer busca um acordo bilateral para controlar a situação. No entanto, a resistência de outros países da União Europeia, como Espanha e Itália, complica as negociações.

Starmer precisa urgentemente aliviar a pressão política causada pela chegada contínua de migrantes às costas inglesas. A visita de Macron, a primeira de um chefe de Estado francês desde 2008, tem como foco principal a luta contra a imigração irregular. O tema é central nas pesquisas eleitorais britânicas e se tornou um desafio para qualquer governo que aspire a se manter no poder.

Um possível acordo, conhecido como "one in-one out", permitiria que a França aceitasse a devolução de migrantes que chegam às suas praias, em troca da entrada de pessoas com vínculos familiares no Reino Unido. Contudo, a ideia de um acordo bilateral gerou preocupações entre países da UE, que temem que a devolução de migrantes pelo Reino Unido acabe sobrecarregando suas fronteiras.

Macron enfatizou a necessidade de uma solução conjunta, destacando que a cooperação deve envolver todos os países da UE, além de abordar os fatores que atraem migrantes. A ministra do Interior do Reino Unido, Yvette Cooper, anunciou planos para aumentar os controles sobre empresas que contratam trabalhadores estrangeiros, buscando mitigar a imigração irregular.

Com mais de 20 mil pessoas chegando às costas britânicas em 2023, Starmer sente a pressão da direita populista aumentar. A visita de Macron visa transmitir uma mensagem positiva, reafirmando que ambos os países podem encontrar uma solução para um problema que é comum a todos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela