09 de jul 2025
Trump anuncia novas cartas tarifárias que devem ser divulgadas nesta quarta-feira
Trump impõe tarifas de até 30% sobre importações de seis países, com impacto potencial de R$ 26 bilhões no comércio internacional.

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com membros da imprensa durante uma reunião do gabinete na Casa Branca em 8 de julho de 2025, em Washington, DC. (Foto: Andrew Harnik | Getty Images)
Ouvir a notícia:
Trump anuncia novas cartas tarifárias que devem ser divulgadas nesta quarta-feira
Ouvir a notícia
Trump anuncia novas cartas tarifárias que devem ser divulgadas nesta quarta-feira - Trump anuncia novas cartas tarifárias que devem ser divulgadas nesta quarta-feira
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novas tarifas sobre importações de seis países, que entrarão em vigor em 1º de agosto. As tarifas variam de 20% a 30% e incluem Argélia, Brunei, Iraque, Líbia, Moldávia e Filipinas. Essa decisão é parte de uma estratégia mais ampla para renegociar acordos comerciais e equilibrar déficits.
Trump já havia implementado tarifas de 10% sobre quase todas as importações em abril, o que gerou instabilidade nos mercados. Após uma pausa de 90 dias, que se encerrou recentemente, o presidente reafirmou que não haverá prorrogações para as novas tarifas. Em postagens nas redes sociais, ele indicou que as tarifas são uma resposta a anos de desequilíbrio nas relações comerciais.
As cartas enviadas aos países especificam que as tarifas são de 30% para Argélia, Iraque e Líbia, 25% para Brunei e Moldávia, e 20% para as Filipinas. Trump também mencionou que ajustes nas tarifas poderão ser considerados, dependendo das relações bilaterais. Até agora, o presidente já notificou 20 países sobre tarifas, incluindo Japão e Coreia do Sul.
Impacto no Comércio
Essas novas tarifas podem afetar significativamente o comércio internacional, especialmente considerando que o total de importações dos EUA desses países foi de 26 bilhões de dólares no último ano. Embora isso represente menos de 1% do total de 3,2 trilhões de dólares em bens importados, a medida reflete uma postura agressiva de Trump em relação ao comércio exterior.
As reações do mercado financeiro foram moderadas, com o índice Dow Jones subindo 75 pontos. A expectativa é que as tensões comerciais aumentem à medida que as tarifas se tornem efetivas, levando outros países a considerar contramedidas. A situação continua em desenvolvimento, com novas atualizações esperadas nas próximas semanas.




Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.