09 de jul 2025
União Europeia implementa plano para garantir produtos essenciais em crises
Comissão Europeia inicia "Preparação 2030" para garantir reservas de bens essenciais e aumentar a segurança entre os Estados membros.

Bandeiras da União Europeia (Foto: John Thys/AFP)
Ouvir a notícia:
União Europeia implementa plano para garantir produtos essenciais em crises
Ouvir a notícia
União Europeia implementa plano para garantir produtos essenciais em crises - União Europeia implementa plano para garantir produtos essenciais em crises
A Comissão Europeia apresentou nesta quarta-feira o plano "Preparação 2030", que visa assegurar reservas de bens essenciais, como alimentos, vacinas e medicamentos, em situações de crise, incluindo desastres naturais e conflitos armados. A comissária para Situações de Crise, Hadja Lahbib, destacou a importância da preparação, afirmando que "quanto mais você se prepara, menos pânico terá".
O lançamento da estratégia ocorre em um contexto de crescente preocupação com a segurança na Europa, especialmente após alertas da OTAN sobre a possibilidade de um ataque russo a um país europeu nos próximos anos. Lahbib enfatizou que a iniciativa é uma novidade para a União Europeia e busca garantir que produtos essenciais estejam sempre disponíveis para o funcionamento das sociedades.
Coordenação entre Estados-membros
A proposta inclui a necessidade de uma melhor coordenação e compartilhamento de informações entre os 27 Estados-membros da UE. O objetivo é verificar os estoques de bens essenciais e evitar duplicações. A comissária ressaltou que a criação de um sistema permitirá o envio rápido de recursos, conforme necessário.
Lahbib também reconheceu que a preparação varia entre os países do bloco. Estados próximos à Rússia e os países bálticos já implementaram medidas para se antecipar a possíveis conflitos. "Se você tem uma fronteira de 1.000 quilômetros com a Rússia, vai se sentir potencialmente ameaçado por uma guerra", afirmou. Em contrapartida, países como a Espanha enfrentam riscos diferentes, como incêndios florestais, o que demanda abordagens específicas para cada região.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.