11 de jul 2025
Acordo entre Reino Unido e França se mostra forte contra desafios legais, afirma Cooper
Governo britânico estabelece acordo com a França para devolver migrantes e enfrenta críticas sobre eficácia e desafios legais do plano.

O acordo de 'um entra, um sai' foi anunciado por Sir Keir e Macron na tarde de quinta-feira - Foto: PA
Ouvir a notícia:
Acordo entre Reino Unido e França se mostra forte contra desafios legais, afirma Cooper
Ouvir a notícia
Acordo entre Reino Unido e França se mostra forte contra desafios legais, afirma Cooper - Acordo entre Reino Unido e França se mostra forte contra desafios legais, afirma Cooper
O governo britânico anunciou um novo acordo com a França para a devolução de 50 migrantes por semana, em um esforço conjunto para combater o tráfico de pessoas. O plano, assinado pelo primeiro-ministro Sir Keir Starmer e pelo presidente francês Emmanuel Macron, foi revelado durante a visita de três dias de Starmer ao Reino Unido. A proposta estabelece que, para cada migrante retornado, o Reino Unido aceitará outro que tenha solicitado asilo na França.
A secretária do Interior, Yvette Cooper, afirmou que o novo esquema é "robusto" o suficiente para enfrentar possíveis desafios legais, um ponto crítico que prejudicou tentativas anteriores de deportação, como o controverso plano de enviar migrantes para Ruanda. Cooper destacou que o governo britânico trabalhou em estreita colaboração com governos europeus e que a União Europeia demonstrou apoio ao acordo.
Críticas ao plano surgiram rapidamente. O secretário de Estado da Sombra, Chris Philp, classificou a iniciativa como um "gimmick", argumentando que permitirá que a maioria dos migrantes ilegais permaneça no Reino Unido. Ele também criticou a decisão de abandonar o plano de Ruanda, que, segundo ele, teria garantido a remoção de todos os migrantes ilegais.
O esquema será inicialmente implementado como um projeto piloto, com a expectativa de que cerca de 50 pessoas sejam trocadas semanalmente. Cooper não especificou quantos migrantes seriam incluídos no acordo, mas afirmou que o governo fornecerá atualizações à medida que o projeto avançar. Além disso, a secretária mencionou que aqueles que tentarem retornar ao Reino Unido após serem enviados de volta à França serão "imediatamente devolvidos" e barrados do sistema de asilo britânico.
A implementação do acordo pode ocorrer em breve, mas especialistas alertam que desafios legais podem atrasar o processo. A representante do Sindicato dos Serviços de Imigração, Lucy Moreton, indicou que a seleção dos migrantes para devolução poderá ser contestada judicialmente. Desde 2018, mais de 170 mil pessoas chegaram ao Reino Unido em pequenas embarcações, com números recordes registrados em 2023.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.