20 de jan 2025
Otan planeja aumentar investimentos em defesa com retorno de Trump à Presidência
A Otan aumentará gastos e produção de defesa com o retorno de Trump. Mark Rutte, secretário geral da Otan, fez o anúncio em 20 de janeiro. Trump gerou incertezas sobre o apoio dos EUA à aliança durante seu mandato. O republicano sugeriu que a Rússia poderia agir livremente contra membros. Rutte enfatizou a importância da força conjunta para alcançar a paz.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: CNN)
Ouvir a notícia:
Otan planeja aumentar investimentos em defesa com retorno de Trump à Presidência
Ouvir a notícia
Otan planeja aumentar investimentos em defesa com retorno de Trump à Presidência - Otan planeja aumentar investimentos em defesa com retorno de Trump à Presidência
O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, anunciou que a aliança militar ocidental planeja aumentar os gastos e a produção de ativos de defesa com a possível volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. A declaração foi feita nesta segunda-feira, 20 de janeiro, em um contexto de incertezas sobre o comprometimento de Trump com a Otan.
Trump, que já havia manifestado opiniões controversas sobre a aliança, afirmou anteriormente que encorajaria a Rússia a agir livremente em relação a países membros da Otan que não cumprissem as diretrizes de gastos. Ele também indicou que os Estados Unidos não garantiriam proteção a essas nações. Rutte, no entanto, não comentou diretamente as declarações do ex-presidente.
Em sua fala, Rutte expressou uma perspectiva otimista sobre o futuro da Otan, afirmando que "juntos, podemos alcançar a paz por meio da força — por meio da Otan!" Essa declaração reflete a intenção da aliança de se fortalecer independentemente das incertezas políticas.
A expectativa é que, com o retorno de Trump, haja uma reavaliação das políticas de defesa e segurança na Otan, o que pode impactar a dinâmica de relações entre os membros da aliança e a Rússia.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.