Política

Trump inicia novo mandato com 47% de aprovação, revela pesquisa Reuters/Ipsos

Donald Trump retornou à Casa Branca com 47% de aprovação, superando seu histórico. Pesquisa revelou que 58% desaprovam perdão a quase 1.600 envolvidos no ataque ao Capitólio. Aprovação de Trump em imigração é de 46%, com apoio a restrições de asilo. Ele venceu Kamala Harris por 312 a 226 votos no Colégio Eleitoral, com 49,8% do voto popular. Popularidade de Trump permanece baixa, com 91% dos republicanos o apoiando.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ouvir a notícia

Trump inicia novo mandato com 47% de aprovação, revela pesquisa Reuters/Ipsos - Trump inicia novo mandato com 47% de aprovação, revela pesquisa Reuters/Ipsos

0:000:00

Cerca de 47% dos americanos aprovaram a Presidência de Donald Trump após sua posse na Casa Branca, segundo uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira (21). O levantamento, realizado logo após a cerimônia de posse na segunda-feira (20), indica que a popularidade de Trump está acima da média durante seu mandato anterior, de 2017 a 2021. No entanto, 58% dos entrevistados acreditam que ele não deveria perdoar os condenados pelo ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Apesar disso, Trump perdoou a maioria das quase 1.600 pessoas envolvidas no cerco, incluindo 14 líderes, enquanto a pesquisa ainda estava em andamento.

A pesquisa também revelou que 29% dos participantes aprovaram a forma como Trump lidou com a politização do sistema de justiça, onde ele acusou Joe Biden de manipular processos judiciais para impedir seu retorno ao cargo. Trump sugeriu que poderia usar o sistema judicial para retaliar seus adversários políticos, uma afirmação que Biden negou. Além disso, 46% dos entrevistados aprovaram a abordagem de Trump em relação à imigração, um tema que muitos consideram prioritário. Aproximadamente 58% concordaram que os EUA deveriam "reduzir drasticamente" o número de imigrantes autorizados a solicitar asilo na fronteira.

Trump venceu a eleição de 2024 contra Kamala Harris, obtendo 49,8% do voto popular e 312 votos no Colégio Eleitoral. Ele começou seu primeiro mandato com 43% de aprovação, que subiu para 49% no final de janeiro de 2017, mas terminou com 34% após a invasão do Capitólio em 2021. Jacob Rubashkin, analista político, destacou que, embora a aprovação atual seja positiva, ela se alinha a um histórico de índices baixos para presidentes no início de seus mandatos. Tanto Trump quanto Biden enfrentaram dificuldades em conquistar a aprovação de eleitores fora de seus partidos, com 91% dos republicanos apoiando Trump e 84% dos democratas rejeitando-o.

Biden, que deixou o cargo na mesma semana, começou sua presidência com 55% de aprovação, mas viu sua popularidade cair rapidamente, atingindo 35% antes da eleição de novembro. Essa queda na aprovação de Biden é considerada um fator que impulsionou a campanha de Trump.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela